Risoto de morangos

/5

APRESENTAÇÃO

Já fizemos com laranja, com cítricos, com limão... não poderia faltar o risoto de morango! Uma união inusitada, que vê os morangos, os doces frutos da primavera, protagonistas de inúmeros doces como o cheesecake de morango ou o tiramisù de morangos, combinados com um tradicional risoto finalizado com queijo de cabra cremoso, de sabor marcante. O resultado é um encontro habilidoso de aromas frescos que juntos criam um sabor cativante e único. Charmoso e requintado, o risoto de morangos é o prato principal perfeito para quem não teme ousar à mesa, experimentando combinações incomuns e se deixando tentar por novos horizontes gastronômicos, como receitas inusitadas com morangos. Estamos certos de que despertamos sua curiosidade, então não resta nada além de amarrar o avental e ir para o fogão!

Venha descobrir outros risotos apetitosos para fazer em casa:

  • Risoto à monzese
  • Risoto ao Champagne
  • Arroz pulo
INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Vinho branco 60 g
Caldo de legumes 900 g
Chalota 1
Azeite virgem extra 20 g
Manteiga 40 g
Cabra 80 g
Morangos 250 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar em casa o risoto de morangos, comece pela preparação do caldo de legumes. Ferva por cerca de uma hora os legumes (cenouras, aipo, tomates e cebolas) em abundante água salgada 1, depois coe o caldo através de um coador 2 e reserve 3.

Prepare então o risoto: descasque e pique finamente a chalota 4, aqueça em fogo baixo o azeite em uma panela, depois adicione a chalota picada 5 e deixe murchar por 5-6 minutos, mexendo de vez em quando; acrescente o arroz 6 e deixe tostar por mais 2-3 minutos, mexendo frequentemente.

Assim que mudar de cor, regue com o vinho branco 7 e deixe evaporar. Em seguida, aos poucos, acrescente o caldo 8, cuidando para que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais, mexa o risoto frequentemente para não grudar 9. Cozinhe o risoto: levará cerca de 15-20 minutos, dependendo do tempo indicado na embalagem do arroz.

Enquanto o arroz cozinha, lave os morangos, corte o talo com as folhinhas 10 e corte-os em pedaços 11. Assim que o risoto estiver pronto, salgue 12 e desligue o fogo.

Com o fogo desligado, finalize com o queijo de cabra e com a manteiga 13, mexa para que derretam bem e, por último, acrescente também os pedaços de morango 14. Misture bem os morangos e sirva o risoto de morangos bem quente 15.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o risoto de morangos para não perder a cor. Não se recomenda o congelamento.

Conselho

Em vez do queijo de cabra, você pode usar robiola ou stracchino para finalizar o risoto de morangos; no lugar do vinho, você pode utilizar espumante para regar o arroz.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.