Risoto de berinjela

/5

APRESENTAÇÃO

Quem disse que o risoto é um prato tipicamente de inverno? Para a primavera, vamos fazer você mudar de ideia com o Risoto de aspargos e raspadura, enquanto para o verão propomos este delicioso risoto de berinjelas: uma alternativa saborosa à clássica massa com berinjelas, que combina as notas ligeiramente amargas deste vegetal com a cremosidade de um risoto preparado à maneira clássica, deglaciado com vinho branco e finalizado com manteiga. Este primeiro prato é perfeito para um jantar quando as noites começam a ficar mais frescas, com o sabor das berinjelas a lembrar todo o calor do verão. Portanto, se você deixou o arroz na despensa à espera do outono, estamos prontos para apostar que você não vai querer esperar tanto tempo: o risoto de berinjelas vai te conquistar como os últimos raios de sol ao entardecer!

INGREDIENTES
Arroz arbóreo 320 g
Berinjelas 350 g
Caldo de legumes 1 l
Chalota 45 g
Azeite virgem extra 30 g
Manteiga 50 g
Vinho branco 60 g - (à temperatura ambiente)
Tomilho 4 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de berinjelas, comece preparando o Caldo de legumes para usar quente. Como alternativa, você pode usar água, mas com o caldo de legumes, o risoto será mais saboroso. Depois, passe para a preparação do refogado: descasque a cebola échalote 1, pique com uma faca 2 e reserve por um instante. É a vez das berinjelas: depois de lavá-las, retire as extremidades 3

depois corte-as primeiro em fatias 4 e depois em cubos de cerca de 1,5 centímetros cada 5. Em uma panela grande, despeje o óleo e adicione a cebola échalote picada 6.

Refogue a cebola échalote em fogo baixo por 4-5 minutos, 7 mexendo ocasionalmente para não grudar. Em seguida, deglacie com uma concha de caldo fervente 8 e deixe cozinhar seu refogado por mais 10 minutos. Passado esse tempo, adicione as berinjelas em cubos 9

misture 10 e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, sempre em fogo baixo. Depois adicione o arroz 11, mexendo bem para tostá-lo junto com as berinjelas 12.

Neste ponto, você pode deglaciar com o vinho branco, sempre mexendo para evaporar (13-14). Assim que o vinho evaporar, você pode adicionar uma concha de caldo 15, mexendo delicadamente e adicionando novo caldo sempre que a quantidade anterior for absorvida, até cozinhar o arroz.

Quando o arroz estiver cozido, adicione uma pitada de sal 16: cuidado para não adicionar muito, pois o caldo já é salgado. Agora você pode desligar o fogo e adicionar a manteiga 17, deixando-a derreter por alguns minutos enquanto mistura. Enquanto isso, retire as folhas dos ramos de tomilho 18

e adicione o tomilho ao risoto 19. Tempere com uma pitada de pimenta-do-reino 20 e sirva 21: seu risoto de berinjelas está pronto para ser apreciado!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto de berinjelas assim que estiver pronto e bem quente. Se sobrar, conserve-o na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1-2 dias. Não é recomendada a congelar.

Conselho

Se você quiser dar um sabor ainda mais forte ao seu risoto de berinjelas, pode substituir, para a finalização, metade da quantidade de manteiga por Parmesão ralado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.