Risoto de aspargos e raspadura

/5

APRESENTAÇÃO

Tenros e suculentos, os aspargos inspiraram muitas das nossas receitas e se revelaram muito versáteis na cozinha: cozidos no vapor, fritos, enrolados nos rolinhos de carne ou, mais simplesmente, como um condimento saboroso para a massa, tanto na versão simples quanto com creme de leite. Você poderá saborear seu gosto único em cada prato! Aqui propomos o risoto de aspargos e raspadura, um prato principal perfeito para seus menus de primavera. Simples, mas com sabores refinados, este risoto realça o gosto selvagem desses vegetais que conferem um caráter forte ao prato. A combinação com a raspadura, um queijo Grana típico de Lodigiano que é raspado com uma faca especial para obter lâminas finas, garantirá a cremosidade que um bom risoto merece!

Se você gosta do risoto de aspargos, experimente também estas variações:

  • Risoto de aspargos e speck
  • Risoto de aspargos e camarões
  • Risoto de aspargos e lagostins

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g -
Espargos 800 g - para limpar
Azeite virgem extra quanto baste -
Chalota 1
Sal fino quanto baste
Caldo de legumes quanto baste -
Pimenta preta quanto baste
para misturar
Manteiga 40 g
Raspadura 100 g
para enfeitar
Raspadura quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com aspargos e raspadura, primeiro limpe os aspargos: para identificar o ponto exato em que o caule passa de lenhoso a tenro, recomendamos dobrá-lo em arco; ele se quebrará sozinho no ponto certo 1. Depois, acerte a base com uma faca. Agora, descasque os aspargos porque a parte externa é um pouco fibrosa 2. Neste ponto, você pode cortá-los em rodelas finas 3,

corte as pontas ao meio no sentido do comprimento 4 e reserve. Limpe e fatie finamente a chalota 5. Em uma panela, aqueça um fio de azeite 6

e adicione os aspargos 7, salgue 8 e apimente e refogue em fogo alto por alguns minutos para que fiquem bem saborosos 9.

Enquanto isso, na panela, refogue a chalota picada em fogo baixo com um pouco de azeite 10, ajudando-se também com um pouco de caldo 11, até que se torne um creme, cerca de 10 minutos. Quando o refogado estiver pronto, adicione o arroz 12 e toste-o até que fique translúcido

depois comece a cozinhá-lo, adicionando o caldo quente aos poucos 13. Depois de alguns minutos, adicione os aspargos 14 e continue adicionando o caldo aos poucos 15 até que o arroz esteja cozido.

O risoto está pronto, é hora de finalizá-lo: desligue o fogo e adicione a manteiga 16 e o raspadura 17. Ajuste o sal e a pimenta e emprate, adicionando uma pitada de raspadura em cada prato 18.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o risoto de aspargos e raspadura. Se sobrar, conserve-o na geladeira coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por um dia. Não recomendamos congelar.

Conselho

Quem gosta de sabores fortes pode realçar as notas selvagens dos aspargos adicionando um dente de alho inteiro ao refogado, para retirá-lo depois de dar sabor ao condimento! Se preferir, você pode usar Grana jovem diretamente e adicionar o raspadura apenas para decorar os pratos.

Curiosidade

O termo raspadura refere-se à antiga técnica da 'raspa', uma forma de raspar o queijo com uma faca especial para obter lâminas finíssimas que se derretem agradavelmente na boca. Originalmente, essa prática era uma maneira de recuperar as formas de Grana não perfeitamente maturadas; hoje, no entanto, a raspadura é muito apreciada tanto por seu aspecto quanto por seu sabor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.