Risoto de cerveja com culatello e robiola

/5

APRESENTAÇÃO

Dizem que antigamente a cerveja era o néctar dos Deuses, por quê? Uma bebida alcoólica, mas não muito, com sabores, aromas, perfumes e até mesmo texturas diferentes. Uma verdadeira poesia para o paladar, basta saber encontrar a que mais nos agrada. E se você pensa que a cerveja só pode ser bebida e não usada na cozinha, então estamos prestes a surpreendê-lo. A receita de hoje é o risoto de cerveja com culatello e robiola, um verdadeiro deleite de sabor e textura. Queijo e embutido combinam bem, mas precisam de uma pequena parte ácida que limpa o palato e prepara a boca para a próxima garfada. E é aí que a cerveja vem em socorro. Em particular a Weiss, ou até mesmo a Blanche, que com suas notas frutadas, cítricas e frescas têm a capacidade de restaurar o paladar. O risoto de cerveja com culatello e robiola, como dissemos, será uma verdadeira surpresa. E agora que você aprendeu a usar a cerveja na cozinha, certamente estará pronto para marinar o tofu ou até mesmo para saborear um Spritz de cerveja!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Cerveja branca 330 ml - (Weiss)
Culatello 100 g - em fatias finas
Robiola 100 g
Caldo de legumes 1 l
Cebolas roxas 1
Grana Padano DOP 50 g - (para ralar)
Manteiga 20 g
Sal fino quanto baste
Cebolinha verde quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de cerveja com culatello e robiola, comece aquecendo o caldo de legumes. Continue descascando a cebola, pique-a com a faca e refogue em uma panela com a manteiga: tenha cuidado para deixá-la suar em fogo baixo para não queimar. Se necessário, você pode adicionar algumas colheres de sopa de caldo quente. Assim que estiver transparente, retire-a da panela e reserve. No lugar dela, despeje o arroz e toste por 30 segundos. Regue com a cerveja e, assim que evaporar, adicione a cebola e pouco caldo de cada vez, mexendo, até que o arroz esteja cozido, ajustando o sal a gosto. Enquanto isso, cuide do culatello. Corte-o em tiras finas e, quando o arroz estiver al dente, retire do fogo e adicione a robiola, o Grana Padano DOP e uma colher de caldo. Cubra com a tampa e deixe descansar por alguns minutos. Misture bem e depois sirva nos pratos, adicionando algumas tiras de culatello e a cebolinha picada. Aqui está o seu risoto de cerveja com culatello e robiola: bom apetite!

Conservação

É recomendável consumir imediatamente o risoto de cerveja com culatello e robiola, ou você pode armazená-lo na geladeira por alguns dias.

Conselho

Um toque gourmet para o seu risoto de cerveja com culatello e robiola? Experimente adicionar alguns cubos de pera fresca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.