Risoto de cúrcuma

/5

APRESENTAÇÃO

Já estamos bem familiarizados com a cúrcuma: uma especiaria extremamente versátil, utilizada há séculos tanto na culinária asiática quanto na medicina ayurvédica e hoje amplamente conhecida também no Ocidente, especialmente em sua versão em pó. Para aproveitar ao máximo as propriedades deste ingrediente de mil virtudes, propomos que use a raiz fresca, para preparar um prato principal original e saboroso: o risoto de cúrcuma! Uma receita simples e convidativa que temos certeza de que você vai adorar desde a primeira mordida: não apenas pela maravilhosa tonalidade dourada que iluminará sua mesa, mas também pelo toque especial da cúrcuma fresca, que esconde por trás de suas notas picantes uma mina de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Com o risoto de cúrcuma, você descobrirá como é fácil enriquecer com sabor e bem-estar a alimentação do dia a dia... começando pela manhã, saboreando uma deliciosa xícara de golden milk!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 300 g
açafrão fresco 120 g - para limpar
Cebolas brancas 60 g
Caldo de legumes 1 l
Vinho branco 20 g
Manteiga 40 g
Parmigiano Reggiano DOP 40 g - para ralar
Cebolinha verde quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de cúrcuma, primeiro prepare o caldo de legumes seguindo a receita que você encontra em nosso site; você precisará de cerca de um litro. Agora descasque e pique finamente a cebola 1, depois lave e seque a cúrcuma fresca. Descasque a cúrcuma tomando cuidado para usar luvas descartáveis para uso alimentar, pois a cúrcuma fresca tende a manchar muito 2. Corte-a em cubos de cerca de meio centímetro de espessura (ou em pedaços menores, se preferir) 3: você precisará de cerca de 62 g de cúrcuma limpa.

Derreta a manteiga em uma panela, adicione a cebola picada 4 e a cúrcuma em cubos 5 e deixe refogar em fogo médio-baixo por cerca de 10 minutos, ajudando com uma concha de caldo quente para evitar que seque demais 6.

Quando a cebola estiver murcha, adicione o arroz 7 e deixe tostar por alguns minutos até que fique transparente. Adicione o vinho branco 8 e deixe evaporar completamente, depois continue cozinhando o arroz adicionando uma concha de caldo quente de cada vez 9 e mexendo frequentemente.

Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e adicione o queijo parmesão ralado 10, a manteiga 11 e a cebolinha picada 12,

misture bem para incorporar tudo 13 e, por fim, adicione pimenta a gosto 14: seu risoto de cúrcuma está pronto para ser saboreado 15!

Conservação

O risoto de cúrcuma pode ser armazenado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia. A congelação não é recomendada.

Dica

Se você nunca experimentou, a cúrcuma fresca vai te surpreender com seu sabor levemente acre, picante e com nuances terrosas: se preferir, no entanto, você pode cortá-la em pedaços menores para garantir que todos os sabores fiquem bem incorporados.

A cúrcuma fresca tem um aroma muito mais intenso do que a cúrcuma em pó, então se você decidir usar esta última, comece com duas colheres de sopa, prove e, se necessário, aumente gradualmente a quantidade até que o resultado esteja ao seu gosto.

Atenção: a cúrcuma é um corante, por isso tende a colorir também suas mãos... use luvas antes de manuseá-la!

Para um sabor mais leve, experimente misturar o risoto com um pouco de creme fraiche em vez de manteiga e parmesão. Se preferir substituir a cebolinha, fique à vontade para usar tomilho, manjerona ou alecrim!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.