Risoto de urtigas

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de urtiga é um prato principal simples e genuíno feito com plantas espontâneas muito versáteis na cozinha. Usadas na culinária desde os tempos dos Gregos e Romanos, as urtigas são ricas em propriedades benéficas e ainda hoje são um alimento difundido em toda a Europa, especialmente nas áreas rurais. Certamente esta planta é famosa por seu poder urticante, mas não se preocupe, na cocção ele será totalmente neutralizado, basta usar luvas de látex durante a limpeza e essas folhas tenras se tornarão uma fantástica aliada na sua cozinha! Já no passado as experimentamos para criar uma entrada realmente deliciosa, a omelete de urtiga, mas hoje escolhemos usá-las para criar um prato principal delicado e especial. Com um sabor ligeiramente amargo, semelhante ao da rúcula, as urtigas se transformarão em um creme envolvente que tornará seu risoto realmente único e seus convidados ficarão maravilhados quando descobrirem seu ingrediente secreto!

Descubra também estas receitas à base de urtiga:

  • Omelete de urtiga
  • Lasanha com ricota e urtiga
  • Ravioli de urtiga
  • Farfalle com pesto de urtiga
INGREDIENTES
Arroz 320 g
Urtigas 400 g -
Azeite virgem extra 30 g -
Vinho branco 50 g
Alhos-porós 100 g
Caldo de legumes 1 l
Manteiga 40 g
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar

Preparação

Para preparar o risoto de urtiga, a primeira coisa a fazer é preparar o caldo de legumes. Neste ponto, cuide da limpeza das urtigas: antes de tudo, use luvas para proteger suas mãos do poder urticante delas, que desaparece após a cocção. Desfolhe as urtigas eliminando o talo: assim você obterá cerca de 200 g de urtigas limpas 1; então lave-as em bastante água fria 2 e deixe escorrer 3.

Coloque 10 g de óleo em uma panela, deixe aquecer e depois adicione as urtigas 4, cubra com uma tampa 5 e quando estiverem ligeiramente murchas, adicione um pouco de água (cerca de 50 g) 6 para ajudar na cocção.

Após cerca de 10 minutos, as urtigas estarão prontas 7, desligue o fogo e transfira-as para dentro de um copo alto 8 e com um mixer de imersão, bata-as 9,

até obter um creme liso 10. Depois reserve-o e cuide do risoto. Pegue o alho-poró, elimine as extremidades 11 e corte-o finamente 12.

Em outra panela, coloque a quantidade de óleo restante, depois adicione o alho-poró 13, deixe murchar em fogo baixo por 4-5 minutos; em seguida, adicione também o arroz 14 e toste-o mexendo frequentemente. Quando mudar de cor, adicione o vinho branco 15

e só quando toda a parte alcoólica tiver evaporado, adicione algumas conchas de caldo quente 16. Cozinhe o risoto por cerca de 5 minutos, depois adicione o creme de urtiga 17, mexa 18 e finalize a cocção do risoto continuando a adicionar mais caldo quente apenas se necessário.

Assim que o arroz estiver cozido, desligue o fogo, adicione a manteiga 19 e misture bem 20. Neste ponto, sirva o seu risoto de urtiga com Parmesão ralado 21.

Conservação

O risoto de urtiga pode ser conservado por no máximo um dia na geladeira. Congelamento não é recomendado.

Conselho

Para misturar o risoto, você pode substituir a manteiga por um queijo cremoso tipo robiola.

Experimente também a receita de risoto de borragem com lulas, outra erva espontânea utilizada na cozinha para fazer deliciosos pratos principais!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.