Risotto al nero di seppia con gamberi

/5

APRESENTAÇÃO

Você já experimentou um prato e ficou profundamente impressionado? Isso aconteceu conosco com este maravilhoso risoto com tinta de lula e camarões! Um prato principal saboroso e refinado à base de peixe que nos deixou literalmente de boca aberta. O sabor intenso da tinta de lula, além de conferir a este risoto uma cor de grande efeito e impacto visual, une em um redemoinho os sabores do mar de lulas e camarões: seu aroma é um convite à degustação e o transportará diretamente... à beira-mar! Não, não é um simples risoto: é o risoto perfeito se você quiser encantar seus convidados, talvez para a ceia de Ano Novo! Porque é verdade que com o preto, a elegância por excelência, você nunca erra! E se você ama combinações incomuns, experimente também nosso risoto de alcaçuz e camarões, perfeito para a Véspera!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Camarões 150 g - code
Sépias 250 g - limpe
Tinta de lula 10 g
Chalota 60 g
Azeite virgem extra 70 g
Vinho branco 60 g
Grana Padano DOP 40 g - para ralar
Salsa 1 punhado - para picar
Caldo de legumes 1 l
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto com tinta de lula e camarões comece preparando o Caldo de legumes e prossiga picando finamente a chalota 1. Continue limpando o peixe: descasque os camarões 2. Depois de limpos externamente, prossiga com a remoção do intestino cortando o dorso do camarão e removendo-o delicadamente com um palito, tendo cuidado para não quebrá-lo 3. Reserve os camarões.

Pegue as lulinhas e corte-as em tiras finas 4, mantendo os tentáculos inteiros que, com suas formas enroladas, servirão para decorar o risoto. Lave e seque cuidadosamente a salsinha, depois pique-a bem fininha 5. Agora pegue uma panela com fundo antiaderente e bordas altas onde você vai dourar a chalota com 50 g de óleo 6, continuando a mexer.

Após 5-6 minutos estará bem dourado: adicione as lulinhas 7 e também os camarões na panela 8: cozinhe os peixes mexendo continuamente para não grudarem no fundo da panela por cerca de 2 minutos em fogo baixo. Em seguida, adicione o arroz 9 e deixe-o tostar por mais 3 minutos, mexendo também continuamente.

Finalmente, regue com o vinho 10: deixe evaporar. Agora adicione o caldo de vegetais 11: adicione uma concha cada vez que a anterior tenha sido totalmente absorvida. Na metade do cozimento, adicione a tinta de lula 12.

Quando faltarem 3-4 minutos para o final do cozimento do risoto, ajuste o sal 13 e a pimenta. Desligue o fogo e misture com 20 g de óleo 14 e o queijo ralado 15. Misture bem os ingredientes para combiná-los.

Polvilhe com a salsinha 16 e misture novamente bem todos os ingredientes até que estejam completamente combinados 17. Em seguida, sirva seu risoto com tinta de lula e camarões 18 e leve esta delícia à mesa!

Conservação

O risoto com tinta de lula e camarões atinge a máxima delícia assim que estiver pronto. Caso sobre, coloque-o em um recipiente hermético por no máximo 1 dia na geladeira.

Recomendamos não congelar.

Conselho

Para dar um sabor mais intenso a esta iguaria, em vez de usar vinho branco, regue com conhaque: o sabor do seu risoto ficará ainda mais intenso e perfumado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.