Risotto de maçã e gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de maçã e zola é um primeiro prato que combina doçura e sabor: a delicadeza das maçãs, trabalhadas em diferentes texturas, se casa perfeitamente com o caráter forte do gorgonzola, criando um equilíbrio de sabores que surpreende desde a primeira mordida. As maçãs salteadas na frigideira não só decoram o prato, mas também adicionam uma crocância que contrasta com a cremosidade do arroz. Este risoto é um exemplo de como poucos elementos bem combinados podem se transformar em um prato capaz de conquistar até mesmo os paladares mais exigentes. O risoto de maçã e zola é a escolha ideal para surpreender à mesa com um risoto simples, mas com um toque gourmet!

Se você está em busca de outras receitas de risotos com maçãs ou gorgonzola, não deixe de experimentar:

INGREDIENTES

Arroz 320 g - grande risoto
Caldo de legumes 800 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Gorgonzola 200 g - doce
Para a manteiga ácida
Manteiga 100 g
Chalota 1
Vinho branco 20 g
Para o purê de maçãs
Novas maçãs 2
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água 20 g
Para as maçãs com tomilho
Novas maçãs 1
Mel 1 colher
vinagre de vinho tinto 1 colher
Tomilho quanto baste
Manteiga 10 g
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de maçã e zola, comece se dedicando à manteiga ácida. Pique finamente a chalota 1. Em uma panela pequena, derreta a manteiga 2 e adicione a chalota 3.

Assim que a chalota começar a dourar, regue com vinho branco 4 e cozinhe por 5 minutos em fogo médio. Uma vez pronto, transfira para uma tigela 5 e deixe solidificar na geladeira enquanto continua com a receita. Enquanto isso, prepare o purê: corte 2 maçãs em fatias 6, retire as sementes e a parte central.

Transfira para uma assadeira coberta com papel manteiga e tempere com óleo 7, sal e pimenta 8. Asse em forno ventilado, pré-aquecido a 200°C por 15 minutos. À parte, corte uma maçã em fatias de 2 mm de espessura 9.

Em uma frigideira, derreta a manteiga, adicione as fatias de maçã 10 e tempere com sal 11 e pimenta. Salteie em fogo médio por 3 minutos. Adicione o mel 12.

Regue com vinagre de vinho tinto 13. Adicione o tomilho 14 e desligue o fogo. Reserve, pois será utilizado na montagem do prato 15.

Retome as maçãs assadas no forno e transfira para um copo 16. Bata com o mixer de imersão, se necessário adicione um pouco de água 17, cerca de 20 g, até obter um purê homogêneo 18.

Coloque o arroz em uma panela 19, adicione o óleo 20 e toste por alguns minutos. Regue com caldo de legumes 21 e cozinhe adicionando uma concha de caldo toda vez que o anterior for absorvido pelo arroz.

Um minuto antes do fim do tempo de cozimento, adicione o purê de maçãs 22, a manteiga ácida 23 e o parmesão 24. Desligue o fogo e misture.

Deixe o risoto descansar por 1 minuto, depois sirva e adicione pedaços de gorgonzola 25. Coloque sobre o arroz as maçãs salteadas na frigideira 26 e finalize com uma pitada de tomilho. O seu risoto de maçã e zola está pronto para ser servido 27.

Conservação

É melhor consumir o risoto de maçã e zola assim que estiver pronto, mas, se sobrar, você pode armazená-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 2 dias.

Conselho

Se o gorgonzola for muito forte para o seu paladar, você pode substituí-lo por um queijo mais suave, como a robiola ou o taleggio. Você pode adicionar uma nota crocante com nozes picadas, amêndoas laminadas tostadas ou pistaches.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.