Tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas

/5

APRESENTAÇÃO

A tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas e cuscuz aromático é um prato de origem árabe, difundido no Norte da África e em particular no Marrocos.
Deve seu nome à panela de barro em que a carne é cozida. Esta é composta por uma parte inferior plana com bordas baixas e uma tampa em forma de cone: a forma da tagine é ideal para cozimentos longos e em fogo baixo, justamente porque o vapor que se forma em seu interior realça os sabores dos ingredientes, conferindo à carne um gosto intenso e característico. Um princípio que encontramos em outro grande clássico mediterrâneo, o Agnello kleftiko, que é cozido em papelote justamente para não dispersar os sucos que tornam este tipo de carne tão saborosa.
Nesta receita, os pedaços de cordeiro retirados da perna são temperados com várias especiarias: canela, açafrão, cúrcuma e gengibre fresco. As ameixas são marinadas no suco de laranja e conferem uma nota agridoce agradável, tornada ainda mais irresistível pelo sabor tostado dos filetes de amêndoa. Para acompanhar este prato de carne de sabor marcante, prepare um cuscuz aromatizado com uma mistura de especiarias tostadas e um picado de salsinha e hortelã. Regue o cuscuz com caldo vegetal e adicione uma pitada de raspas de limão. Com a tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas e cuscuz aromático, você trará à mesa um esplendor de cores, aromas e sabores mediterrâneos diretamente da sua casa. Para realçar ainda mais o sabor deste prato, sirva-o com um excelente chá verde!

Experimente outras receitas típicas do norte da África, como a Shakshuka, ideal para o brunch ou café da manhã.

INGREDIENTES

Ingredientes para o caldo
Água 1 ½ l
Cenouras 2
Cebolas douradas 1
Aipo 1 talo
Coentro 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Para a tagine
Pernil de cordeiro 800 g
Ameixas secas 250 g
Amêndoas peladas 70 g
Canela em pau 1
Açafrão 1 saquinho
Alho 2 dentes
Gengibre fresco 30 g - (ou 1 colher de chá rasa em pó)
Cúrcuma em pó 5 g
Azeite virgem extra 15 g
Mel millefiori 40 g
Cebolas douradas 200 g
suco de laranja 100 ml
Pimenta preta quanto baste
Para o cuscuz aromático
Cuscuz 280 g - pré-cozido
Manteiga 20 g - + 1 noz para untar
Pimenta em pó 1 pitada
Cardamomo 1 g - em pó
Anis estrelado 1
Sementes de erva-doce 2 g
Cominho 1 g
Canela em pau 1
Casca de limão 1
Hortelã alguns - folhinha
Salsa 1 ramalhete

Preparação

Para preparar a tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas com cuscuz aromático, comece pelo caldo vegetal: encha uma panela grande com água, adicione sal e leve à fervura, depois descasque as cenouras com um descascador de legumes e corte-as em pedaços 1. Continue descascando o talo de aipo e corte-o em pedaços 2. Em seguida, descasque uma cebola 3 e corte-a em quartos.

Lave um maço de coentro fresco em água corrente, coloque-o sobre uma tábua e pique-o 4, como alternativa, você pode usar coentro seco. Neste ponto, coloque os legumes picados e o coentro fresco picado na água fervente 5 e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 20-30 minutos 6. Deixe o caldo ferver levemente, para que os legumes cozinhem lentamente e liberem seu sabor.

Enquanto isso, esprema as laranjas 7 e despeje o suco obtido sobre as ameixas para a tagine de cordeiro 8. Deixe marinar as ameixas por cerca de 1 hora, para que reidratem. O suco de laranja dá às ameixas uma agradável ponta ácida, mas você pode usar também um suco de maçã ou de frutas vermelhas, o importante é que seja sem polpa e que combine bem com o sabor das ameixas. Agora dedique-se ao corte da carne de cordeiro: coloque a perna de cordeiro sobre uma tábua e retire as partes gordurosas com a ajuda de uma faca afiada 9.

Depois, divida a perna ao meio 10 e, sempre com a ajuda da faca, desosse a carne ao redor do osso 11, até retirá-lo completamente 12.

Divida a polpa de cordeiro 13 e corte-a em cubos regulares de cerca de 2 cm 14, para que o cozimento seja mais uniforme. Em seguida, descasque uma cebola e pique-a junto com os dois dentes de alho descascados 15.

Pegue a tagine, a panela de barro típica do Norte da África, coloque-a no fogo, adicione um fio de óleo e deixe dourar o picado de cebola e alho 16. Após 2 minutos, adicione a polpa de cordeiro em cubos 17 e deixe dourar, mexendo com uma colher. Adicione um pau de canela 18.

Adicione também o açafrão 19, a cúrcuma 20 e, por fim, rale o gengibre fresco 21. Misture bem e deixe fritar tudo por 5 minutos com a tampa da tagine.

Passado este tempo, adicione sal e pimenta a gosto e despeje duas conchas de caldo 22, que já estará pronto, até cobrir completamente a carne temperada 23. Cubra a tagine com sua tampa cilíndrica 24 e deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo bem baixo.

Enquanto isso, dedique-se ao cuscuz: comece tostando a mistura de especiarias secas. Em uma panela antiaderente, coloque a estrela de anis e um pau de canela, adicione o cardamomo em pó 25, as sementes de erva-doce 26 e o cominho 27.

Por fim, adicione a pimenta em pó 28 e toste em fogo alto por cerca de 2 minutos, apenas o tempo necessário para que as especiarias liberem seus aromas 29. Em seguida, deixe esfriar a mistura de especiarias e transfira para um mixer, bata por alguns segundos 30 e reserve.

Agora prepare o picado de especiarias frescas: lave a salsinha fresca em água corrente e pique-a finamente 31, faça o mesmo com as folhas de hortelã, lave-as e pique-as 32. Depois, unte uma panela larga com bordas altas e coloque o cuscuz pré-cozido 33, espalhando para que não se sobreponha demais.

Adicione gradualmente cerca de 300 ml de caldo 34, mexendo com um garfo. Cubra e deixe descansar por 10 minutos, o tempo necessário para que inche 35. Passado este tempo, adicione 20 gr de manteiga e desfaça o cuscuz com os dentes de um garfo 36.

Despeje a mistura de especiarias moídas 37, a salsinha e a hortelã picadas (38-39).

Rale as raspas de um limão 40 e misture bem para integrar tudo. Deixe o cuscuz descansar coberto, até que a tagine esteja pronta para ser servida. Agora escorra as ameixas do suco de laranja com uma peneira 41 e junte-as ao cordeiro 42.

Adicione o mel de mil flores 43, que reforça a nota agridoce e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Como alternativa, você pode substituir o mel por açúcar mascavo. Enquanto isso, coloque as amêndoas inteiras descascadas sobre uma tábua e corte-as em filetes 44, em seguida transfira os filetes de amêndoas para uma panela antiaderente 45 e toste-as em fogo moderado, até que dourem, tomando cuidado para não queimá-las.

Neste ponto, adicione as amêndoas ao composto de cordeiro, ameixas e especiarias 46 e misture para integrar tudo 47. Agora basta servir imediatamente a tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas, acompanhando com o cuscuz aromático 48!

Conservação

A tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas é ideal para ser consumida imediatamente. Você pode, no entanto, conservá-la na geladeira por no máximo um dia em um recipiente hermético ou bem coberta com filme plástico. Não se recomenda a congelação. O cuscuz aromático também deve ser consumido imediatamente, mas pode ser conservado na geladeira bem coberto com filme plástico por um dia.

Conselho

Se você não gosta de carne de cordeiro, pode preparar esta receita com frango, mantendo os mesmos tempos de cozimento. Use então as especiarias que mais preferir, talvez adicione um pouco de estragão às especiarias frescas, dará um toque refrescante. Por fim, recomendo que sirva a tagine diretamente do fogão, para que todos possam se servir da panela e, por que não? Com as mãos! Este costume reforça o laço das comunidades e das famílias do Norte da África, experimente também na sua casa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.