Tagliatelle recheadas com cotechino

/5

APRESENTAÇÃO

Na época das festas de Natal, o que é mais bonito e satisfatório do que colocar as mãos na massa para criar algo único e com um sabor irresistível? Nesta receita, começamos com um clássico: as tagliatelle, um dos formatos de massa de ovo mais amados, frequentemente tradicionalmente temperado com o ragù bolognese. Existe, de fato, a receita da massa de ovo registrada na câmara de comércio, a receita emiliana registrada em 1972. Esta é a inspiração para criar com farinha, ovos e sal um prato principal realmente original: as tagliatelle recheadas com cotechino e apresentar assim outro ingrediente das festas de maneira deliciosa. A massa de ovo é recheada com um recheio de polpa de cotechino enriquecida com ricota e Parmigiano Reggiano, que a transformam em um creme macio. Uma vez criadas as tagliatelle, basta fervê-las brevemente em água salgada e refogá-las na frigideira com manteiga e ervas aromáticas ou temperá-las como preferir! Para "treinar" a preparação das tagliatelle recheadas com cotechino para o seu almoço de Natal, você pode, por enquanto, experimentar a receita das tagliatelle recheadas. E se sobrar cotechino, use-o para rechear um suntuoso timballo de polenta, perfeito para coroar o período das festas!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de ovo
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4 - (pelo menos 70 gr cada um)
para pincelar
Ovos 1
Para o recheio
Cotechino Modena pré-cozido 1 kg
Ricota de vaca 250 g
Aipo 1 talo
Cenouras 1 - média
Cebolas 1 - média
Vinho branco seco 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
Pimenta preta quanto baste
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Sálvia quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para temperar
Manteiga 40 g
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
Alecrim quanto baste
Sálvia quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
Tomilho quanto baste
Orégano quanto baste

Preparação

Para preparar as tagliatelle recheadas com cotechino, você pode começar pela massa de ovo: em uma bancada, coloque a farinha peneirada, crie a clássica fonte e no centro coloque os ovos. Então comece a trabalhar os ingredientes misturando com um garfo 1, ampliando cada vez mais para pegar a farinha. Depois, comece a trabalhar com as mãos por pelo menos 10 minutos, manuseando e batendo a massa na bancada até obter uma massa macia e homogênea 2. Forme um bloco e cubra com filme plástico 3, depois deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, prossiga com a preparação do recheio: pegue um cotechino pré-cozido e cozinhe-o em uma panela com água fervente 4 de acordo com as instruções da embalagem (levará cerca de 15 minutos). Após o tempo necessário, escorra-o e coloque-o em uma tigela para eliminar o invólucro externo 5, tomando cuidado para não se queimar com o líquido presente na embalagem. Retire a pele do cotechino 6,

então pique-o finamente com uma faca 7. Em seguida, prepare os legumes para o refogado: pique finamente a cebola, o aipo e a cenoura previamente lavados e limpos. Se preferir, pode adicionar um pouco de ervas aromáticas picadas. Coloque os legumes do refogado em uma frigideira grande com um fio de azeite 8 e deixe murchar por cerca de 5-10 minutos. Depois, adicione a polpa de cotechino 9, mexa e cozinhe o cotechino em fogo alto por 5 minutos, então adicione o vinho branco. Salgue e apimente a gosto. Depois, desligue o fogo.

Coloque o ragù de cotechino assim obtido em um mixer e adicione a ricota 10 e o parmigiano reggiano 11. Reduza o composto a um creme homogêneo e reserve 12.

Neste ponto, pegue o bloco de massa de ovo e coloque-o na bancada ligeiramente enfarinhada. Estenda-o com um rolo, divida-o e obtenha folhas em número par, o mais finas possível. Então, use uma máquina de macarrão para torná-las ainda mais finas e com cerca de 30 cm de comprimento 14. Pincele as folhas com 1 ovo batido, ajudando-se com um pincel de cozinha 15.

Em seguida, pegue o recheio de cotechino, encha um saco de confeitar com uma espátula 16 e estenda o recheio em metade das folhas de massa, criando tiras espaçadas entre si de cerca de 1 cm 17. Depois, feche as folhas com o recheio, colocando outra folha de massa por cima 18.

É importante que as tagliatelle sejam fechadas sem deixar ar dentro, por isso é importante pressionar com as mãos os lados do recheio 19 para selar e expelir todo o ar. Pegue um cortador de massa dentado e finalize as bordas para obter as tagliatelle 20, que você pode colocar em uma bandeja coberta com um pano de cozinha enfarinhado 21.

Coloque no fogo uma panela grande e ampla; encha-a com água, salgue a gosto e leve à fervura. Quando a água ferver, coloque as tagliatelle na panela 22 e cozinhe-as por cerca de 5 minutos. Depois, escorra-as com a ajuda de uma escumadeira 23 e refogue-as em uma frigideira onde você derreteu a manteiga 24.

Misture-as com a adição de ervas aromáticas picadas 25 e parmigiano reggiano ralado a gosto 26. Então, sirva suas tagliatelle recheadas com cotechino bem quentes 27!

Conservação

Você pode conservar as tagliatelle recheadas com cotechino em um recipiente hermético no refrigerador, por no máximo 1-2 dias. É possível congelar as tagliatelle cruas. Para o congelamento, você pode proceder colocando a bandeja com as tagliatelle bem espaçadas no congelador para endurecer por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidas, coloque-as em sacos para congelamento e volte a colocar no congelador. Quando precisar usá-las, cozinhe-as diretamente congeladas em água fervente e proceda conforme a receita.

Conselho

Se preferir, você pode preparar um molho de tomate para temperar suas tagliatelle recheadas com cotechino.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.