Tamboril com batatas

/5

APRESENTAÇÃO

Chega de salmões insossos e robalos anêmicos! Se você deseja cozinhar peixe no forno, mas o resultado nunca te satisfaz completamente, a cauda de tamboril com batatas é uma receita que surpreenderá você e seus convidados! Vamos começar pela escolha do peixe: a cauda de tamboril (ou peixe-sapo) se destaca pela rapidez de preparo. Não tem espinhas, apenas um osso central, e a textura firme e compacta da carne a torna perfeita para assar no forno. Nesta receita, cobrimos a cauda de tamboril com uma crosta rústica perfumada de limão, que ajuda a manter a carne do peixe macia e realçar seu sabor delicado de mar. Como acompanhar essa delícia de crosta crocante? Com outras notas aromáticas, como as das batatas fritas: o acompanhamento saboroso por excelência! O resultado estará à altura das suas expectativas, tanto pelo sabor quanto pela apresentação!

Se você ama peixe-sapo, experimente também as linguine ao ragu de tamboril!

INGREDIENTES

Ingredientes para o tamboril
Tamboril 500 g - pedaços, já limpos
Pão caseiro 80 g -
Azeite virgem extra 20 g -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho quanto baste
Casca de limão 1 -
Para as batatas fritas
Batatas 300 g
Óleo de amendoim 1 l
para a assadeira
Azeite virgem extra quanto baste -

Preparação

Para preparar a cauda de tamboril com batatas, comece preparando a crosta: corte o pão fresco em cubos 1 e coloque-os num processador. Adicione o azeite de oliva extravirgem 2, sal, pimenta 3,

as folhinhas de tomilho 4 e as raspas de limão 5 e ligue o processador em pulsos para obter uma textura rústica 6.

Agora, pegue os pedaços de cauda de tamboril já limpos e remova o osso central 7. Unte uma assadeira com azeite, coloque os pedaços de cauda de tamboril dentro da assadeira 8 e cubra-os com a crosta 9. Asse o peixe em forno estático pré-aquecido a 180°C por 15 minutos ou até que a crosta esteja bem dourada.

Enquanto isso, você pode começar a preparar as batatas: lave as batatas para remover resíduos de terra e seque bem. Sem descascá-las, corte em fatias de cerca de dois milímetros de espessura usando um mandolin 10; sobreponha as fatias de batata e corte-as em palitos finos 11. Aqueça o óleo de amendoim em uma panela até atingir uma temperatura de 130°C-140°C (use um termômetro de cozinha para medir), depois mergulhe algumas batatas de cada vez 12 e frite por cerca de 5 minutos.

Quando as batatas fritas estiverem douradas, escorra com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel toalha para remover o excesso de óleo 13. Após o tempo de cozimento da cauda de tamboril, retire a assadeira do forno 14 e sirva o peixe acompanhado das batatas fritas: sua cauda de tamboril com batatas está pronta para ser saboreada 15!

Conservação

É preferível consumir a cauda de tamboril com batatas assim que estiver pronta. Se necessário, você pode armazená-la na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia.

Não é aconselhável congelar.

Conselho

Se a ideia de ligar o forno em dias de calor intenso parece uma loucura, você pode cozinhar a cauda de tamboril na frigideira, apenas com azeite, sal, pimenta e suco de limão, e talvez acompanhá-la com uma deliciosa maionese feita em casa. Se você procura uma alternativa às batatas fritas, pode servir as clássicas batatas assadas com alho e alecrim, um acompanhamento atemporal que agrada a todos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.