Linguine ao ragu de tamboril

/5

APRESENTAÇÃO

As linguine ao ragu de tamboril são um prato principal rico em ingredientes simples e mediterrâneos, transformando-os em um prato de sabor intenso e envolvente. O tamboril, um peixe conhecido por sua carne firme e saborosa, é o protagonista deste ragu: um equilíbrio perfeito entre o molho de tomate e o sabor vibrante do vinho branco e o refogado de cebola, aipo e cenoura que constitui a base aromática do molho. O vinho branco, usado para flambar, adiciona uma acidez agradável e complexidade, enquanto a salsa fresca confere um toque de frescor ao prato. As linguine são completamente cobertas pelo molho, de forma que cada mordida capta todos os sabores da receita. Este prato principal é adequado para qualquer ocasião, desde jantares elegantes até reuniões familiares, almoços de domingo e noites com amigos.

Se você está procurando outras receitas com tamboril, não perca:

  • Tamboril com azeitonas
  • Tamboril com batatas
  • Tamboril em molho de açafrão e limão
  • Penne com tamboril e tomatinhos
  • Massa com tamboril, abobrinha e tomates secos
INGREDIENTES
Linguine 320 g
Tamboril 400 g - polpa
Passata de tomate 300 g
Vinho branco 40 g
Salsa 1 ramalhete
Alho 1 dente - pochê
Aipo 1 talo
Cebolas brancas ½
Cenouras 1
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal quanto baste

Preparo

Para preparar as linguine ao ragu de tamboril, a primeira coisa a fazer é cortar a carne em pequenos cubos 1. Corte também as cenouras, primeiro em tiras 2 e depois pique finamente com a faca 3.

Faça o mesmo com o aipo 4 e com a cebola 5. Em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e adicione o alho com casca 6 e deixe aromatizar por alguns minutos em fogo alto.

Adicione então o picado de cebola 7, aipo 8 e cenoura 9. Deixe dourar em fogo médio-baixo até que os legumes fiquem macios.

Retire o alho 10, em seguida, adicione o tamboril 11 e deixe dourar por mais 5-7 minutos, mexendo de vez em quando 12.

Flambe com vinho branco 13 e, quando toda a parte alcoólica do vinho tiver evaporado, adicione o molho de tomate 14. Ajuste o sal e a pimenta 15.

Cubra a frigideira com uma tampa 16 e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20-30 minutos, se necessário, adicione água. Quando o molho estiver quase pronto, cozinhe as linguine em bastante água fervente e salgada 17 e pique finamente a salsa 18.

Quando faltarem 2 minutos para o término do cozimento da massa, escorra-a e transfira para a frigideira, com o molho quente 19. Adicione a salsa picada 20 e misture com um fio de azeite 21.

Emprate 22, complete com mais ragu de tamboril e salsa picada 23. As suas linguine ao ragu de tamboril estão prontas para ser servidas 24.

Conservação

É melhor consumir as linguine ao ragu de tamboril assim que estiverem prontas, mas se sobrar, você pode guardá-las na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo dois dias.

Conselho

Se você gosta de sabores fortes, experimente adicionar uma pimenta vermelha triturada ao refogado. Você pode variar o prato adicionando outros tipos de ervas aromáticas, como orégano, tomilho ou manjerona. Adicione pimentões cortados em tiras finas, durante o cozimento do ragu, para um toque crocante e saboroso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.