Tarte tatin com leite condensado e sorvete de fiordilatte com canela

/5

APRESENTAÇÃO

Para os amantes de torta de maçã, esta sobremesa é um must: a tarte tatin é a torta de maçã invertida preparada com maçãs renette em fatias grandes dispostas em uma forma e caramelizadas com manteiga e açúcar, cobertas com uma fina camada de massa podre. Esta versão da tarte tatin com leite condensado é servida com uma bola de sorvete fiordilatte aromatizado com canela, uma combinação deliciosa para tornar esta sobremesa ainda mais requintada e convidativa!

Experimente também a variação com frutas de verão: tarte tatin rápida de damascos.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 20 cm de diâmetro)
Leite condensado 100 g
Manteiga 140 g - (amolecido)
Açúcar 180 g
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 1
Gemas 1
Fermento em pó para bolos 8 g
Sal fino 1 dente
Para o recheio
Maçãs renette 3
Açúcar 150 g
Manteiga 50 g
Água 50 ml
Para o sorvete
Leite inteiro 1 l
Creme de leite fresco líquido 250 g
Leite condensado 500 g
Canela em pau 2

Preparo

Para preparar a tarte tatin com leite condensado e sorvete de fiordilatte e canela, comece pelo sorvete: em uma panela, despeje o leite condensado 1, adicione o leite e o creme de leite 2, depois duas vagens de canela 3. Leve para ferver,

depois deixe esfriar, coe com uma peneira para retirar a vagem de canela e eventuais resíduos 4 e despeje tudo na sorveteira 5. Ligue a sorveteira e deixe funcionando por pelo menos 1 hora. Quando estiver bem cremoso, desligue a sorveteira e coloque-o no freezer por cerca de 3 horas antes de consumir se sua sorveteira não tiver resfriamento incorporado.

Em seguida, prepare a massa: na tigela de uma batedeira (se você não tiver, pode fazer a massa à mão, trabalhando primeiro a farinha com a manteiga, depois adicionando os outros ingredientes aos poucos) coloque a manteiga fria de geladeira em pedaços e o açúcar refinado 7. Depois, adicione o leite condensado 8, o ovo e a gema 9 e 1 pitada de sal; então, trabalhe a mistura com o batedor.

Quando os ovos estiverem incorporados e a mistura levemente montada, adicione a farinha peneirada com o fermento 10. Trabalhe a mistura para compactá-la, depois coloque a massa em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e manuseie-o apenas o tempo suficiente para formar um bloco. Achate levemente com um rolo para dar uma forma quadrada, depois embrulhe em filme plástico 11 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, dedique-se ao recheio da tarte tatin: em uma frigideira, adicione a água 12

adicione metade da dose de açúcar 13 e caramelize em fogo baixo girando frequentemente a frigideira sem mexer: você deve fazer um caramelo dourado, sem deixar o açúcar dourar excessivamente. Depois, desfaça o caramelo adicionando a manteiga 14 e deixe derreter lentamente. Em seguida, despeje em uma forma de 20 cm de diâmetro 15,

Depois, descasque as maçãs 16, retire o miolo com um descaroçador de maçãs 17 (ou com uma faca) e corte cada uma em 4 fatias 18.

Distribua-as na forma com a parte côncava voltada para cima 19, ao longo de todo o perímetro e ao centro, então polvilhe com o restante do açúcar 20. Asse as maçãs em forno estático pré-aquecido a 220° por 15 minutos (para forno ventilado a 200° por 5-8 minutos). Enquanto isso, pegue o bloco de massa, estenda-o 21 em um disco com espessura de 2 mm e 2-3 cm mais largo que o diâmetro da forma;

em um disco com espessura de 2 mm e 2-3 cm mais largo que o diâmetro da forma; recorte as bordas com uma faca 22, depois retire as maçãs do forno após o tempo necessário e coloque o disco de massa 23. Recorte a parte externa em excesso com uma faquinha 24

e aperte em toda a volta da massa para selar bem a massa no recheio 25; então, coloque em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 25-30 minutos (se forno ventilado a 160° por cerca de 15-20 minutos). Uma vez assada 26, retire a tarte tatin com leite condensado do forno, deixe esfriar levemente e depois vire-a em um prato de servir 27.

Sua tarte tatin com leite condensado e sorvete de fiordilatte e canela está pronta para ser servida 28! Você pode servi-la em fatias em um prato de servir com um pouco de geleia 29 acompanhada de uma bola de sorvete de fiordilatte e canela.

Conservação

Você pode conservar a tarte tatin com leite condensado e sorvete de fiordilatte e canela por 2-3 dias sob uma tampa de vidro.

A massa pode ser congelada por cerca de 2 meses envolta em filme plástico. Quando for utilizá-la, descongele-a completamente na geladeira, depois bata com o rolo e estenda-a.

Conselho

Descasque as maçãs apenas no momento de colocá-las na forma, para que não escureçam excessivamente. Se as colocar de molho em água fria, elas absorveriam muita água.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.