Tiramisù de ricota

- Energía Kcal 528
- Carboidratos g 56.5
- dos quais açúcares g 47.5
- Proteína g 16.6
- Gorduras g 26.2
- das quais gorduras saturadas g 14.75
- Fibra g 3.8
- Colesterol mg 259
- Sódio mg 238
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Rende: 4 pedaços
- Custo: Médio
- Notas + 2 horas de descanso na geladeira
APRESENTAÇÃO
Mascarpone, café e biscoitos champagne: três ingredientes para uma sobremesa única e inimitável, o tiramisù! Quem nunca o serviu à mesa pelo menos uma vez? Macio, espumoso e com o inconfundível aroma de café, agrada a todos! Hoje, porém, propomos uma versão alternativa: o tiramisù de ricota. Uma variação igualmente cremosa que utiliza ricota de vaca no lugar do mais comum mascarpone. O resultado deixamos para vocês avaliarem, mas saibam que na redação do Giallozafferano foi literalmente devorado! Cúmplice também a satisfação de preparar os biscoitos champagne em casa, fragrantes e genuínos, rigorosamente embebidos no café, para alternar de forma deliciosa as camadas do creme de ricota. Estamos certos de que o tiramisù de ricota entrará na lista dos seus tiramisù alternativos!
INGREDIENTES
- Ingredientes para os biscoitos champagne
- Ovos 1 - médio (em temperatura ambiente)
- Açúcar 40 g
- Farinha tipo 00 40 g
- Para o creme de ricota
- Ricota de vaca 400 g
- Gemas 40 g
- Açúcar 100 g
- Água 40 g
- Creme de leite fresco líquido 150 g
- Açúcar de confeiteiro 15 g
- Para a calda
- Café 70 g
- Para untar e polvilhar
- Açúcar 10 g - para polvilhar as cocottes e os biscoitos champagne
- Manteiga quanto baste - para untar as cocottes
- Para decorar
- Cacau em pó amargo quanto baste
Preparação

Para preparar o tiramisù de ricota, comece fazendo primeiro os biscoitos champagne. Pegue o ovo médio (à temperatura ambiente) e separe a clara da gema: você deve obter 20 g de gema e 30 g de clara. Coloque em uma tigela a gema e 30 g de açúcar (tirados da quantidade de açúcar para fazer os biscoitos champagne) 1, então bata com uma batedeira elétrica 2 até obter um composto espumoso 3.

À parte, em outra tigela, bata com a mesma batedeira (previamente limpa adequadamente) a clara com o restante do açúcar 4 até ficar em ponto de neve firme 5. Incorpore as claras aos poucos às gemas e açúcar trabalhados anteriormente, misturando de baixo para cima para não desmontar o composto 6.

Neste ponto, peneire a farinha diretamente na tigela com o composto de ovos 7 e misture novamente de baixo para cima para evitar desmontar o composto 8. Agora, transfira o composto para um saco de confeitar com bico liso de 16 mm de diâmetro 9.

Então, unte apenas a base de 4 ramequins com diâmetro de 9 cm e borda alta de 6,5 cm 10, e polvilhe com um pouco de açúcar granulado 11. Depois, faça a base dos biscoitos champagne para seus tiramisù: crie uma camada no fundo com cerca de 1 cm de espessura 12.

Depois, unte levemente uma assadeira e forre com papel manteiga e faça os biscoitos champagne que serão a camada do meio dos tiramisù. Faça 4 de cerca de 7 cm de comprimento 13. Polvilhe com o açúcar granulado restante os biscoitos champagne que você fez e a base dos ramequins 14. Asse tanto as bases quanto os biscoitos champagne juntos na mesma assadeira, na prateleira do meio do forno em modo estático pré-aquecido a 180 °C por 15 minutos. Retire do forno e tire os biscoitos champagne ajudando-se com uma espátula 15, então deixe assar por mais 5 minutos apenas as bases dos ramequins.

Passado o tempo necessário, retire também os ramequins do forno 16 e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o café com a cafeteira italiana e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o creme que será feito com a pate-à-bombe: em uma panela, coloque o açúcar, adicione a água 17, mexa levemente para umedecer o açúcar, então aqueça a calda em fogo moderado tendo o cuidado de inserir um termômetro alimentar para monitorar a temperatura, que deve atingir 121 °C. Enquanto isso, em uma tigela, coloque 40 g de gemas necessárias para o creme (as gemas de cerca de 2 ovos médios) e bata com a batedeira 18

Assim que a calda de água e açúcar atingir 121 °C 19, adicione aos poucos às gemas mantendo a batedeira ligada 20, continue batendo o composto até esfriar completamente, tornando-se ao mesmo tempo claro e espumoso 21.

Agora, peneire a ricota com uma peneira de malha fina para deixá-la mais fina 22 e incorpore-a aos poucos ao composto obtido. Misturando sempre com a batedeira 23 até ficar homogêneo 24.

Neste ponto, bata com a batedeira elétrica (previamente bem limpa) também o creme de leite fresco 25 e adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro 26. Quando o creme de leite estiver bem batido, incorpore-o ao creme de ricota 27.

Transfira o creme obtido para um saco de confeitar com bico liso de 15 mm de diâmetro 28 e coloque na geladeira. Tudo está pronto para montar o tiramisù de ricota: pegue seus ramequins com a base de biscoitos champagne, molhe-os com o café já frio usando um pincel de cozinha 29 então recheie com uma camada de creme, enchendo até a metade do ramequim 30. Deixe o tiramisù firmar na geladeira por pelo menos 2 horas.

Passado o tempo de firmamento, pegue os biscoitos champagne, mergulhe-os no café e coloque-os sobre o creme 31. Cubra os biscoitos com montinhos de creme 32; você pode deixar firmar por mais uma hora na geladeira para estabilizar mais o creme ou pode polvilhar seus tiramisù de ricota com cacau em pó 33 e servir imediatamente!