Torrada de figos e nozes com Bettelmatt

/5

APRESENTAÇÃO

O aroma de Massa para pão no ar tem um cheiro bom, tem cheiro de casa. Quando possui notas bem rústicas graças ao uso de farinhas integrais e à adição de frutas secas, seu aroma envolve ainda mais e inspira. É assim que nasce a receita da torrada de figos e nozes com Bettelmatt: um nutritivo lanche feito com fatias de pão de forma rústico com frutas secas e centeio enriquecido com um queijo alpino muito precioso, produzido na área do Vale de Ossola: o Bettelmatt. Depois de descobri-lo no Flan de Bettelmatt, o Bettelmatt nos conquistou tanto que não podíamos deixar de utilizá-lo também na preparação de uma torrada tão boa e revigorante, perfeita para os dias de outono e inverno, como um prêmio após uma longa caminhada na montanha. Será super saboroso também prepará-la para os seus amigos na cidade, para um aperitivo substancioso acompanhado de uma boa taça de vinho tinto!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de bolo inglês de 26x10 cm
Farinha de centeio 350 g
Farinha Manitoba 150 g
Água 400 g
Fermento biológico seco 4 g
Malte 1 - colher de chá
Sal fino 10 g
Miolo de nozes 80 g
Figos secos 170 g
Bettelmatt 180 g
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar as torradas de figos e nozes com Battelmatt, comece pela massa do Pão de centeio. Em uma tigela pequena com 200 g de água morna, dissolva o fermento biológico seco 1, em seguida, adicione o malte e misture novamente 2. Em uma tigela maior, misture a farinha de centeio e a manitoba com uma colher 3.

Em seguida, adicione a mistura 4 e depois dissolva o sal na parte restante de água morna 5 e despeje também essa aos poucos enquanto mistura com a colher 6.

Continue misturando 7 até obter uma massa homogênea 8. Então, cubra com filme plástico e deixe levedar por uma hora ou até dobrar de volume 9.

Quando a massa estiver pronta, pique com uma faca as nozes 10 e corte grosseiramente os figos secos 11. Sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, estenda a massa à mão para obter um retângulo grande 12.

Espalhe as frutas secas 13 e distribua bem com os dedos 14. Comece a dobrar a massa levantando as bordas e trazendo-as para o centro 15.

Para que a fruta se misture à massa, continue dobrando 16, repetindo quantas vezes for necessário 17. Em seguida, forme um cilindro grosso do tamanho da forma de 26x10 cm forrada com papel manteiga 18.

Coloque-o bem dentro da forma 19 e depois cubra com filme plástico, deixe levedar por cerca de 3 horas, ou até dobrar de volume 20. Proceda com o cozimento em forno estático, já aquecido a 220°, por cerca de 35 minutos. Uma vez pronto, deixe esfriar completamente 21.

Rale o Battelmatt com um ralador de furos largos 22. Com uma faca de serra, corte 8 fatias grossas de pão (cerca de 1 cm) 23 e depois passe manteiga em um lado de todas as fatias 24.

Na primeira fatia de pão com o lado amanteigado, adicione o queijo 25, em seguida, cubra com outra fatia de pão, desta vez virando para cima a parte amanteigada 26. Aqueça uma frigideira antiaderente e doure o pão por 2 minutos cobrindo com a tampa 27,

após esse tempo, pressione um pouco e vire, então repita o cozimento pelo mesmo tempo 28. Assim que estiver pronto o primeiro 29 continue com o cozimento de todas as outras torradas de figos e nozes com Battelmatt e saboreie-as quentes e com queijo derretido 30.

Conservação

Uma vez prontas as torradas de figos e nozes com Battelmatt, recomenda-se consumi-las imediatamente e não armazená-las devido à consistência que pode se deteriorar rapidamente.
Como alternativa, você pode preparar o pão com antecedência e armazená-lo por alguns dias embrulhado em filme plástico. Ou você pode armazenar o pão restante da mesma forma.

A massa do pão pode ser congelada na geladeira, trabalhada e deixada à temperatura ambiente antes de assar.

Você pode congelá-lo já assado, até mesmo em porções.

Conselho

As torradas de figos e nozes com Battelmatt são realmente especiais, se você é amante do sabor do mel em contraste com o queijo, essa é a ocasião certa para adicionar algumas gotas pouco antes de saborear essa delícia. O Battelmatt maturado pode ser excessivamente saboroso, recomendamos reduzir a quantidade compensando com queijo fresco de montanha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.