Torta Crocante Salgada com Mortadela e Pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Uma massa bem fácil que se prepara à mão, um recheio saboroso... e pronto! Em poucos passos você terá a torta crocante com mortadela e pistache, uma torta salgada com sabores irresistíveis, perfeita para seus buffets ou para servir como entrada. No passado, já experimentamos essa preparação fazendo a torta crocante salgada com abobrinha e a variação feita com batatas como base da massa. Uma técnica simples e um toque de criatividade são os segredos para obter um prato excelente e convidativo. Sirva a torta crocante morna e espere um repeteco dos seus convidados: desta torta crocante não sobrará nem uma migalha!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 22 cm)
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 110 g - frio
Ovos 1
Gemas 1
Grana Padano DOP 30 g - para ralar
Sal fino ½ colherinha
Levedura instantânea para preparações salgadas 6 g
para o recheio
Ricota de vaca 300 g
pistachios 50 g
Mortadela 100 g
Sal fino quanto baste
Ovos 1
Salsa 1 punhado

Preparação

Para preparar a torta crocante com mortadela e pistache, primeiro peneire a farinha e o fermento em uma tigela, depois adicione o sal, o queijo ralado 1 e a manteiga fria em pedaços 2. Amasse com as mãos rapidamente 3.

Você deve obter uma massa esfarelada 4. Neste ponto, adicione também a gema e o ovo inteiro 5. Misture para incorporar com um garfo 6.

Uma vez pronto, coloque o composto na geladeira 7. Agora cuide do recheio: corte a mortadela em cubos 8 e pique os pistaches 9.

Pique também a salsa 9, depois em uma tigela coloque a ricota, o ovo 10 e a salsa picada 12.

Tempere com os pistaches picados 13 e a mortadela 14. Salgue e misture para incorporar a massa 15.

Forre com papel manteiga o fundo de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro, unte as bordas e despeje aqui metade da massa esfarelada 16, compactando-a com as costas de uma colher 17. Recheie com o recheio de ricota distribuindo de forma homogênea 18.

Cubra com a massa restante 19, depois asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Após o cozimento, desenforme a torta crocante com mortadela e pistache 20, deixe esfriar um pouco e depois desenforme 21 para servir.

Conservação

Conserve a torta crocante com mortadela e pistache na geladeira por um par de dias. É possível congelá-la tanto crua quanto cozida.

Conselho

Não trabalhe demais a massa esfarelada, pois ela deve ficar bastante grosseira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.