Torta de pera e chocolate

/5

APRESENTAÇÃO

Quem inventou o famoso ditado “ao camponês não deixe saber quão bom é o queijo com pêras” sabia das coisas, mas nós tentamos você com uma combinação ainda mais deliciosa: pêras e chocolate! A torta de pêra e chocolate é uma das sobremesas mais clássicas e amadas... uma massa macia esconde em seu interior suculentas fatias de pêras coscia, que se combinam deliciosamente com o sabor intenso do chocolate amargo. Esta união deliciosa deu origem a muitas preparações caseiras típicas, desde as simples pêras ao chocolate até as refinadas pêras à bela Helena, às quais propomos adicionar esta receita tão simples quanto deliciosa! Se você já está com água na boca, comece imediatamente a preparar nossa torta de pêra e chocolate e não perca outras deliciosas variações sobre o tema: 

 

 

INGREDIENTES
para uma forma com diâmetro de 24 cm
Coxa de peras 470 g - (cerca de 5 peras)
Chocolate amargo 200 g
Farinha tipo 00 200 g
Manteiga 170 g - macio
Açúcar 100 g
Amaretti 100 g
Ovos 220 g - (cerca de 4 em temperatura ambiente)
Mascate 200 g
Fermento químico em pó 8 g

Preparação

Para preparar a torta de pêra e chocolate, primeiro descasque as pêras coscia 1, depois divida em 4 partes e retire a parte central do caroço 2. Coloque as fatias em uma frigideira antiaderente e acenda o fogão em fogo alto 3.

Molhe com o moscato 4 e deixe cozinhar por cerca de dez minutos, virando de vez em quando: o vinho deve evaporar e as pêras devem ficar douradas; uma vez prontas, deixe esfriar. Enquanto isso, pique o chocolate amargo 6.

Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo com uma espátula 7. Uma vez derretido, desligue o fogo e adicione a manteiga em temperatura ambiente 8, mexendo continuamente para derretê-la. Reserve 9.

Esmigalhe os amaretti grosseiramente em uma tigela 10 e reserve. Separe as claras e as gemas em 2 tigelas 11: com uma batedeira elétrica, bata as claras por alguns minutos 12.

Não devem ficar em neve firme, mas se tornar uma espuma macia 13. Reserve e adicione o açúcar às gemas: com a mesma batedeira, bata a mistura por alguns minutos até que esteja clara 14. Agora diminua a velocidade da batedeira e despeje o chocolate derretido, mantendo-a em ação 15.

Desligue a batedeira e peneire a farinha e o fermento na tigela 16. Adicione também os amaretti 17 e misture bem tudo 18.

Neste ponto, incorpore dois terços das claras, mexendo energicamente para amolecer a mistura 19, depois adicione o terço restante e incorpore mexendo mais delicadamente com movimentos de baixo para cima 20. Transfira metade da mistura para uma forma de 24 cm untada e enfarinhada, depois nivele a superfície 21.

Coloque as fatias de pêra com a parte arredondada voltada para cima 22, dispondo-as em formato de leque 23, depois despeje a parte restante da mistura 24.

Nivele novamente a superfície com a espátula 25 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar a torta do forno: se ficar ligeiramente cremosa por dentro, você pode retirá-la do forno e deixá-la esfriar completamente em temperatura ambiente, desse modo, a massa evitará ressecar excessivamente 26. A torta de pêra e chocolate está pronta para ser saboreada 27!

Conservação

A torta de pêra e chocolate pode ser conservada por 2-3 dias, de preferência na geladeira. Se preferir, você pode congelá-la.

Conselho

Você pode substituir o moscato por passito ou, para uma alternativa sem álcool, pode preparar uma água aromatizada com sementes de baunilha e casca de cítricos.

Se preparar a torta no outono ou no inverno, com as pêras Kaiser talvez, aromatize a massa com canela em pó misturada com anis estrelado para um toque irresistivelmente picante.

Não tem os amaretti? Sem problemas: use os biscoitos que preferir... ainda melhor se forem de amêndoa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.