Torta de ricota com limão

/5

APRESENTAÇÃO

A ricota é um ingrediente muito versátil: com sua cremosidade, oferece maciez às massas, como na torta de ricota muito macia, e aos cremes, podendo substituir a manteiga em muitas preparações. Hoje, propomos usá-la para preparar uma sobremesa deliciosa e de sabor fresco: a torta de ricota e limão é feita com uma base de massa podre sem manteiga, que fica cremosa e derretida devido à ricota de vaca. O resultado será uma massa macia e não "quebradiça" como quando se usa manteiga para preparar a clássica massa podre. Um toque de frescor é dado pela adição da casca de limão... Ideal para um lanche fabuloso ou uma sobremesa refinada, a torta de ricota e limão é perfeita para qualquer ocasião!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 25 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 300 g
Ricota de vaca 150 g
Açúcar 150 g
Gemas 1 - (de ovo médio)
Ovos 1 - médio
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Ricota de vaca 500 g
Ovos 160 g - (cerca de 4 pequenas)
Açúcar de confeiteiro 125 g
Casca de limão 1 - não tratado
Para pincelar
Ovos 1

Preparo

Antes de começar a preparar a torta de ricota com limão, tenha o cuidado de escorrer o soro da ricota colocando-a em uma peneira de malha fina 1 e na geladeira, de preferência durante toda a noite. Em seguida, comece a preparar a massa podre à base de ricota: peneire a farinha e coloque-a em uma tigela, adicione o açúcar refinado, uma pitada de sal, a ricota escorrida 2 e os ovos 3.

Misture com as mãos rapidamente na tigela 4, depois transfira para uma superfície e trabalhe por pouco tempo, para compactar 5 e uniformizar. Forme um bloco, envolva-o em filme plástico 6 e coloque sua massa podre com ricota na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Passado esse tempo, comece a preparar o recheio: peneire a ricota em uma tigela 7, adicione a casca de limão ralada e o açúcar de confeiteiro 8. Em seguida, adicione os ovos, misture delicadamente com uma espátula 9 e coloque na geladeira coberta com filme plástico.

Neste ponto, pegue seu bloco de massa podre com ricota e, com a ajuda de um rolo, estenda-o sobre uma superfície de trabalho bem enfarinhada 10 até obter uma espessura de meio cm. Enrole a massa no rolo e transfira para uma forma de 25 cm de diâmetro 11. Neste caso, usamos uma forma com fundo removível, mas se você não tiver, será suficiente untar e enfarinhar uma forma clássica. Com a ajuda das mãos, faça a massa aderir à sua forma 12.

e recorte as partes em excesso 13. Em seguida, amasse rapidamente as sobras e estenda novamente 14. Com um cortador de massa dentado, faça tiras com cerca de 1,5 cm de largura 15, que servirão para formar o entrelaçado da torta.

Retome a mistura de ricota, despeje dentro da forma 16 e decore a superfície a seu gosto. Para um visual mais divertido, escolhemos fazer um padrão entrelaçado. Para realizá-lo melhor, coloque 6 tiras de massa sobre a torta, alinhando-as, assegurando-se de deixar a mesma distância entre uma tira e outra 17. Em seguida, dobre a segunda, quarta e sexta tira sobre si mesmas; começando do centro da torta, disponha a primeira tira perpendicularmente às outras 18.

Em seguida, estenda novamente a segunda, quarta e sexta tira sobre o creme para cobrir a perpendicular. Depois, levante e dobre sobre si mesmas a primeira, terceira e quinta tira 19; coloque perpendicularmente outra tira de massa distante alguns centímetros da anterior e traga a primeira, terceira e quinta tira de volta à posição original 20. Continue assim até terminar toda a decoração, criando um padrão entrelaçado; depois, corte o excesso de massa com a ajuda de uma faca pequena 21.

Pincele as tiras com um ovo previamente batido 22 e asse a torta de ricota com limão em forno estático pré-aquecido a 170° por 80 minutos, cobrindo com papel alumínio após os primeiros 60 minutos (se usar forno ventilado, asse a 165° por cerca de 60 minutos, cobrindo a torta após os primeiros 20 minutos). Uma vez assada, retire do forno 23 e deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir 24.

Conservação

Guarde a torta de ricota com limão na geladeira por 2-3 dias coberta com filme plástico.
Pode ser congelada, de preferência já porcionada, se você usou todos os ingredientes frescos e não descongelados.
A massa podre pode ser congelada por cerca de um mês e descongelada na geladeira quando necessário antes de usá-la.

Dica

Utilizamos uma massa sem manteiga para um resultado mais macio. Se preferir uma massa "quebradinha", você pode usar a massa podre tradicional.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.