Tortel di patate

/5

APRESENTAÇÃO

O tortel de batatas é um prato que incorpora a tradição culinária do Trentino Alto Ádige, onde as batatas de polpa branca, cultivadas especialmente no Vale de Non, são o ingrediente principal. Cada família tem sua versão do tortel, muitas vezes enriquecendo-o com um toque pessoal, como a adição de um ovo ou um pouco de leite. Este prato tem suas raízes nas cozinhas de antigamente, quando os recursos eram limitados e tentava-se criar pratos substanciais e ricos em energia para as famílias numerosas. Apesar do nome, que pode ser enganoso, o tortel não é uma massa recheada nem um doce frito, mas uma panqueca salgada crocante e saborosa, preparada com poucos mas saborosos ingredientes. Geralmente, o tortel é servido como aperitivo, acompanhado por uma farta tábua de frios e queijos locais, salada de repolho, feijão borlotti e um bom copo de vinho tinto. Para quem procura uma combinação mais refinada, os tortéis de batata combinam perfeitamente com queijos de montanha e geleia de mirtilo vermelho. Um prato simples mas rico em história, que conta a genuinidade da culinária trentina.

Deixe-se tentar também por estas especialidades do Trentino-Alto Ádige:

INGREDIENTES

Para cerca de 30 tortéis
batatas brancas 1 kg - Kennebec
Farinha tipo 00 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste - (opcional)
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar os tortéis de batata, comece descascando as batatas brancas 1. Rale-as com um ralador de buracos grandes 2 3.

Transfira as batatas raladas para uma peneira 4, para eliminar a água de vegetação 5; a mistura deve ficar seca. Adicione agora a farinha 6.

Salgue, apimente 7 e misture com uma colher 8 para obter uma massa homogênea. Cozinhe os tortéis imediatamente: aqueça o óleo de sementes em uma panela até a temperatura de 170°. Pegue uma colher de massa 9.

Com a ajuda de outra colher 10, deixe a massa do tortel deslizar no óleo quente 11 e frite até dourar 12. Mergulhe poucos pedaços de cada vez para evitar baixar a temperatura do óleo.

Escorra o tortel em uma bandeja forrada com papel absorvente 13. Proceda dessa forma até terminar a massa; com essas quantidades, você obterá cerca de 30 tortéis 14. Sirva seus tortéis imediatamente, acompanhados por uma tábua de frios e queijos 15!

Conservação

Como todos os fritos, recomenda-se consumir os tortéis de batata imediatamente.

Conselho

Para ralar os tortéis, também pode-se usar o liquidificador; nesse caso, a textura ficará ligeiramente diferente.

Recomendamos usar batatas brancas e não as amarelas, cuja polpa ficaria muito compacta.

Uma das combinações típicas é servi-los com uma salada de repolho temperada à moda antiga, com sementes de cominho, óleo, sal e vinagre.

A tradição diz que o último tortel deve ser saboreado como sobremesa: antigamente, as crianças o polvilhavam com açúcar, hoje prefere-se com uma colher de geleia de mirtilo vermelho!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.