Trancinhas com fermento natural

/5

APRESENTAÇÃO

As trancinhas com fermento natural são brioches macios e fofos, cobertos com açúcar granulada, feitos com fermento natural.
O fermento natural é um fermento que age graças à ação de bactérias e fermentos lácticos que produzem dióxido de carbono e desencadeiam um processo de fermentação que atua como fermento. Clicando aqui você encontrará todos os segredos para prepará-lo em casa: o único requisito indispensável para conseguir é a paciência.
As trancinhas que propomos requerem uma fermentação lenta: uma preparação lenta como faziam nossos avós, para dedicar-se com amor, talvez durante o fim de semana... enquanto para os dias mais agitados recomendamos as trancinhas de massa folhada, uma alternativa rápida e crocante!
As trancinhas com fermento natural são ideais para um café da manhã doce ou para um lanche delicioso e agradarão a adultos e crianças!
Experimente também nossos croissants com fermento natural e o pão com fermento natural!

INGREDIENTES

Ingredientes para 5 trancinhas
Manteiga 40 - em temperatura ambiente
Farinha tipo 00 300 g
Casca de limão 1
Sal fino 5 g
Ovos 1 - médio
Fava de baunilha 1
Açúcar 50 g
Levedura mãe 160 g
Leite inteiro 80 ml
para a decoração
Ovos 1
Creme de leite fresco líquido quanto baste
Açúcar granulado quanto baste

Preparação

Para preparar as trancinhas com fermento natural, peneire primeiro a farinha 1 e coloque-a em uma tigela com o açúcar 2, o sal 3,

o sachê de vanilina 4, o fermento natural 5 e a casca ralada de limão 6. A ordem de adição dos ingredientes pode variar até que você comece a misturar. Dê uma mexida rápida nos ingredientes com as mãos ou com a pá de uma batedeira planetária.

Bata o ovo no leite com um garfo 7 e, enquanto mistura, despeje tudo na mistura na tigela 8, incorporando bem todos os ingredientes. Quando a mistura estiver homogênea, se estiver usando a batedeira planetária, substitua a pá pelo gancho (ou continue misturando à mão) e adicione a manteiga, amolecida à temperatura ambiente, um pedaço de cada vez 9, tomando cuidado para não adicionar mais manteiga até que a anterior tenha sido absorvida.

Você deve obter uma massa lisa e macia 10: transfira-a para uma superfície enfarinhada para trabalhá-la um pouco mais com as mãos 11 e depois coloque-a em uma tigela coberta com um filme plástico e deixe crescer em um forno fechado e desligado, com apenas a luz acesa por cerca de 16 horas. Após o tempo necessário, sua massa terá dobrado de volume e apresentará uma bela estrutura alveolar 12.

Divida a massa em 5 (ou 6) partes iguais, depois divida ainda mais as partes em três pedaços 13, que você modelará em bastões e trançará 14. Fixe bem a extremidade de cada trancinha 15, que terá aproximadamente 10 cm de comprimento. Alternativamente, você também pode formar uma trança única maior, dividindo a massa em três partes.

Coloque as trancinhas em uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele com uma gema batida em duas ou três colheres de sopa de creme de leite ou leite 16. Decore com açúcar granulado e deixe crescer novamente por mais 2 horas, no forno desligado com a luz acesa, até que dobrem de volume 17. Asse as trancinhas em forno pré-aquecido e estático a 180° por cerca de 25-30 minutos e retire-as quando estiverem bem douradas na superfície 18! Suas trancinhas com fermento natural estão prontas: você vai adorar!

Conservação

As trancinhas com fermento natural se conservam por dois dias protegidas da umidade, mas recomendamos consumi-las imediatamente para apreciar sua fragrância.
Se quiser congelá-las, pode fazê-lo depois de assadas, colocando-as imediatamente no forno quando congeladas para reavivá-las (mas obviamente nunca serão como recém-feitas), ou antes de assá-las, após trançá-las, e descongelando-as na geladeira e deixando fermentar por duas horas (ou mais, o tempo depende do seu fermento) finais.

Dica

Você pode enriquecer a massa das trancinhas fermentadas com gotas de chocolate ou frutas secas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.