Almôndegas de sardinha

/5

APRESENTAÇÃO

As sardinhas são um ingrediente típico da cozinha siciliana, protagonistas de deliciosas receitas tradicionais como a Massa com sardinhas ou as Sarde a beccafico. Na lista não podem faltar as almôndegas de sardinha, que aqui apresentamos na versão de Pino Cuttaia, renomado chef com 2 estrelas Michelin originário de Licata! Um prato principal simples e genuíno, temperado com alho, salsinha e Ragusano DOP, um queijo característico da região. Nós temperamos as Bolinhos de peixe azul com um molho de óleo, vinagre e cebola, perfeito para desengordurar e equilibrar a nota agridoce, mas se preferir, pode cozinhá-las diretamente no molho de tomate sem fritar, para uma versão mais macia e leve... como você prefere? Não resta nada além de preparar as almôndegas de sardinha e prová-las de ambas as maneiras!

INGREDIENTES

Para cerca de 11-12 almôndegas
Sardinhas 500 g - (para limpar)
Pão 50 g - miolo
Ragusano DOP 25 g
Salsa 20 g
Ovos 2
Alho 1 dente
Para limpar as sardinhas
Água 1 l
Sal fino 30 g
Para empanar e fritar
Amido de milho (maizena) 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Para o molho
Azeite virgem extra 30 g
Vinagre de vinho branco 30 g
Cebolas ½
Salsa quanto baste - (os talos)

Preparação

Para preparar as almôndegas de sardinha, primeiro cuide da limpeza do peixe: enxágue as sardinhas em água corrente para remover as escamas, depois retire a barbatana e a cabeça 1. Faça um corte no ventre para abri-las ao meio 2, retire as vísceras e remova a espinha 3.

Em uma tigela, despeje a água com o sal 4, depois misture para dissolver. Deixe as sardinhas de molho por cerca de 20 minutos: a solução salina ajudará a limpá-las melhor do sangue e conferirá sabor à preparação 5. Após o molho, transfira as sardinhas para papel toalha e deixe secar 6.

Enquanto isso, corte o miolo do pão em cubos 7, depois transfira para um processador. Adicione a salsinha 8 e triture grosseiramente 9.

Pique as sardinhas com uma faca 10 e coloque em uma tigela grande, depois adicione as migalhas de pão com a salsinha 11 e o Ragusano DOP ralado 12.

Adicione também o alho picado 13, os ovos 14 e a pimenta-do-reino, depois misture para amalgamar tudo 15. Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos.

Neste ponto, unte as mãos com óleo, pegue uma colher de massa de cada vez e forme almôndegas ligeiramente achatadas 16, depois cubra-as com amido de milho 17. Aqueça uma camada abundante de óleo em uma frigideira e mergulhe as almôndegas 18.

Frite as almôndegas de ambos os lados 19 até dourarem 20, depois transfira para papel toalha 21.

Para preparar o molho, despeje em uma tigela o óleo, os talos de salsinha picados 22, o vinagre 23 e a cebola fatiada 24.

Misture bem 25. Emprate as almôndegas de sardinha 26 e regue a gosto com o molho 27!

Conservação

As almôndegas de sardinha podem ser conservadas na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Se não conseguir encontrar o Ragusano DOP, pode substituí-lo por um provolone ou pecorino maturado da região.

Existem muitas variações das almôndegas de sardinha, por exemplo, você pode perfumar a massa com hortelã em vez de salsinha.

Para empanar, é preferível escolher um amido, de milho ou de arroz, pois tende a queimar menos no óleo quente.

Substituindo o miolo por pão sem glúten, você também obterá uma receita adequada para celíacos!

Recomendamos comprar sardinhas frescas e usá-las no dia seguinte: assim, elas serão mais fáceis de limpar e a carne estará mais descansada. O melhor período é de maio a junho, quando as sardinhas estão mais gordas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.