Almôndegas de vegetais

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas de vegetais são um saboroso prato principal da tradição simples, ótimo também como aperitivo, e adequado para adultos e crianças: crocantes petiscos dourados encerram um recheio saboroso e colorido de vegetais da estação mantidos juntos pelo queijo, ovos e farinha de rosca, como na melhor tradição das nossas avós que às vezes os usavam até para rechear o Rocambole de carne com legumes e queijo. As almôndegas de vegetais têm, de fato, uma longa tradição na culinária caseira do nosso país: desde uma forma de trazer à mesa um prato saboroso, ainda que feito com poucos ingredientes do campo, até um estratagema das mães para fazer com que seus filhos comam vegetais, todos nós temos memórias ligadas a este prato, que à primeira mordida tem o poder sugestivo de nos levar de volta à infância. Hoje, o boom que trouxe às mesas italianas pratos muitas vezes menos saudáveis e mais caros, é uma memória distante, estamos voltando a um clima cultural mais consciente da necessidade de reduzir o desperdício alimentar, redescobrindo pratos genuínos e de recuperação. Sim, porque mesmo que na nossa receita propomos uma versão “básica” das almôndegas, com cenouras, batatas e abobrinhas, o conselho que queremos dar é de revisitar a receita de tempos em tempos enriquecendo-a com os vegetais que a horta (e a geladeira) oferece de estação em estação... no outono, por exemplo, experimente nossas Almôndegas com cogumelos! As almôndegas nascem assim, e não há modo mais autêntico e bonito de prepará-las e saboreá-las.

Experimente também estas variantes saborosas de almôndegas vegetarianas:

 

INGREDIENTES

Para cerca de 24 almôndegas
Batatas 350 g
Cenouras 160 g
Ervilhas 160 g
Abobrinhas 150 g
Cebolas "cipolle ramate" ½
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Ovos 55 g - (1 médio)
Alho 1 dente
Salsa 1 punhado
Azeite virgem extra quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para empanar
Ovos quanto baste
Farinha de rosca quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas de vegetais, primeiro, coloque no fogo uma panela com bastante água fria salgada e mergulhe as batatas após lavá-las cuidadosamente 1. Cozinhe-as por 30-40 minutos, depois descasque-as ainda quentes, amasse-as com um espremedor de batatas 2, recolhendo o purê em uma tigela grande 3.

Em seguida, pique a cebola 4, limpe e corte as cenouras em cubos de meio centímetro 5. Faça o mesmo com as abobrinhas, cortando em cubos de meio cm 6.

Esmague o alho com a lâmina de uma faca 7 e pique finamente a salsinha 9. Coloque uma panela grande no fogo, adicione o óleo e o dente de alho amassado. Assim que o óleo estiver aromatizado, adicione a cebola picada 9

Deixe cozinhar por alguns minutos, depois adicione as cenouras e, após mais um minuto, as ervilhas 11. Por fim, adicione as abobrinhas 11, sal e pimenta 12.

Cozinhe por cerca de 10 minutos, garantindo que os vegetais permaneçam levemente crocantes 13. Misture bem e deixe esfriar. Pegue agora a tigela com as batatas amassadas e adicione: o queijo ralado 14 e o ovo ligeiramente batido 15

Tempere com sal 16, pimenta e noz-moscada 17. Adicione também os vegetais agora mornos 18

Por último, adicione a salsinha picada 19. Misture bem com uma colher 20 para obter uma mistura com a consistência ideal para ser trabalhada 21

Umedeça as mãos e forme as almôndegas pegando 50 g de mistura para cada uma 22. Transfira-as para uma bandeja forrada com papel manteiga 23. Assim que todas as almôndegas estiverem prontas, passe para a etapa de empanar. Em uma tigela, despeje os ovos e bata-os; em outra, coloque a farinha de rosca. Agora, mergulhe cada almôndega nos ovos 24.

Quando estiver bem coberta, passe-a na farinha de rosca 25. Proceda desta forma e vá transferindo as almôndegas para outra bandeja. Depois, frite as almôndegas em óleo de amendoim abundante, pré-aquecido a 180°, mergulhando poucas de cada vez 27

Quando estiverem bem douradas, escorra as almôndegas 28 e transfira-as para uma bandeja com papel absorvente 29, depois salgue a gosto. As almôndegas de vegetais estão prontas, saboreie-as ainda quentes 30!

Conservação

As almôndegas de vegetais devem ser consumidas logo após feitas, no entanto, se você usou todos os ingredientes frescos, é possível congelá-las cruas e depois fritá-las diretamente sem descongelar antes.

Conselho

Um truque para obter uma crosta ainda mais crocante e saborosa é o empanado duplo: após empanar as almôndegas nos ovos e na farinha de rosca, repita a operação mergulhando-as novamente nos ovos e, finalmente, na farinha de rosca... você gastará alguns minutos a mais, mas o resultado será de dar água na boca!

Se preferir uma versão mais leve, pode assar as almôndegas em forno ventilado pré-aquecido a 200° por cerca de 20 minutos, mas saiba que o resultado não será tão crocante!

Se preferir substituir as ervilhas, pode usar a mesma quantidade de vagens, não será necessário escaldá-las antes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.