Babá salgado

/5

APRESENTAÇÃO

O babá salgado é a versão saborosa de uma das sobremesas mais amadas e difundidas no mundo, o Babá ao rum. Trata-se de uma preparação ideal como aperitivo saboroso ou para apresentar em um almoço com seus amigos! Alto, gostoso e macio, este babá salgado não é apenas uma delícia gastronômica, mas também é muito colorido, graças ao rico recheio: azeitonas de Gaeta e deliciosos cubinhos de presunto cozido, salame, provolone e fontina. Mas você também pode decidir adicionar linguiça e friarielli, como fizemos com o Babá rústico, tomates secos em pedaços ou, para um sabor mais acentuado, salame picante. E para tornar o babá salgado ainda mais convidativo e original, que tal servi-lo preparando este delicioso Aspargos com zabaione salgado?

INGREDIENTES

para o fermento
Farinha Manitoba 160 g
Leite inteiro 120 ml
Fermento biológico seco 4 g
Para o babá salgado (para uma forma de 22-24 cm de diâmetro)
Farinha Manitoba 400 g
Manteiga 150 g - amolecido
Creme de leite fresco líquido 100 ml
Ovos 400 g - (cerca de 8)
Presunto cozido 150 g - em cubos
Salame 150 g - em cubos
Tente 150 g - em cubos
Azeitonas de Gaeta 80 g - sem caroço
Fontina 100 g
Queijo pecorino 40 g - para ralar
Sal fino 10 g
Açúcar 10 g
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Orégano quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
Para untar a forma
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar o babá salgado, comece pelo fermento: em uma tigelinha, despeje o leite morno e adicione o fermento biológico seco (ou alternativamente 12 g de fermento biológico fresco) 1. Misture para dissolvê-lo completamente. Em uma batedeira, despeje a farinha (Manitoba ou 0) previamente peneirada e adicione o leite em que você dissolveu o fermento biológico 2; amasse com as mãos na tigela, depois transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada para trabalhá-la por alguns instantes: você deverá dar a forma de uma bolinha e a massa deverá ficar muito macia e lisa. Coloque-a na tigela 3 e cubra com filme plástico; deixe-a crescer por cerca de 2 horas no forno desligado com a luz acesa para dobrar de volume. Enquanto isso, você pode se dedicar ao recheio e cortar em cubinhos o salame, o presunto cozido, a fontina e o provolone. Você também pode picar as ervas aromáticas e desossar as azeitonas de Gaeta.

Passadas as 2 horas, retome o fermento e coloque-o na tigela de uma batedeira; despeje o creme de leite fresco líquido em fio 4 e 4 ovos inteiros ou batidos (você pode batê-los antes de adicioná-los à massa para pesá-los mais facilmente). Depois, adicione a farinha peneirada (Manitoba ou 0), aos poucos 5, à medida que a batedeira vai funcionando. Uma vez que a farinha tenha sido incorporada, você pode montar o gancho espiral 6.

Em seguida, adicione à massa o açúcar e o queijo pecorino ralado. Neste ponto, deixe o gancho funcionar: a massa deve ser trabalhada até enrolar-se em torno do gancho. Então, você pode adicionar a manteiga amolecida em pequenos pedaços 7, incorporando um de cada vez, esperando que o anterior seja absorvido antes de adicionar o próximo. Depois, adicione também o sal 8, depois os outros 4 ovos em temperatura ambiente, um de cada vez (ou aos poucos, se você os tiver batido) 9 e continue a trabalhar a massa para incorporá-los.

Você deverá obter uma massa muito macia e elástica 10. Você pode parar a batedeira e adicionar o recheio: as azeitonas de Gaeta 11, as ervas aromáticas 12,

os queijos em cubinhos 13, o presunto cozido e o salame 14. Acione novamente a batedeira para misturar os ingredientes de maneira homogênea à massa 15.

Agora que a massa está pronta 16, você pode untar uma forma de savarin de 22-24 cm de diâmetro e despejar a mistura dentro, para deixá-la crescer por mais uma hora no forno desligado com a luz acesa 17. Passado o tempo necessário, você pode assar o babá salgado em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de uma hora (se forno ventilado, a 160° por 50-55 minutos). Depois, retire o seu babá salgado 18 e quando estiver frio, desenforme-o e retire-o sobre uma gradinha. Você pode acompanhar o babá salgado com um creme de zabaione salgado que você pode encontrar clicando aqui: Aspargos com zabaione salgado.

Conservação

Você pode conservar o babá salgado cozido na geladeira, em um recipiente hermético, por uma semana; no freezer por 60 dias.
A massa pode ser congelada antes da segunda fermentação. Quando necessário, pode ser descongelada na geladeira, depois deixada voltar à temperatura ambiente por pelo menos 2 horas antes de assá-la.

Conselho

Você pode realizar o recheio do babá salgado como preferir, dando mais sabor utilizando um salame picante ou substituindo-o por speck, por exemplo.

Curiosidade

O "babá" é uma sobremesa de antigas origens polonesas, mas o nome vem do oriente. Parece que um rei polonês apaixonado pelas histórias das Mil e Uma Noites quis criar uma sobremesa dedicada justamente a Ali Babá, um dos personagens protagonistas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.