Bacalhau com molho de romã

/5

APRESENTAÇÃO

Já estão pensando no menu das festas e este ano querem surpreender todos trazendo à mesa uma combinação incomum? Inspirados pelo clássico bacalhau na frigideira, sugerimos uma variante apetitosa com molho de romã, um segundo prato que exalta com simplicidade esta cativante fruta de inverno. A romã ilumina o inverno com suas encantadoras tonalidades rubi e com suas sementes suculentas fizemos um delicioso molho de sabor agridoce que vai temperar o bacalhau no forno. Uma pitada de ervas aromáticas perfumadas dará aquele toque aromático ao prato para torná-lo ainda mais atraente. Traga à mesa o bacalhau com molho de romã, um prato requintado que vai colorir com simplicidade e sabor seus almoços e jantares das grandes ocasiões!

Descubra também essas receitas salgadas com romã:

INGREDIENTES

Bacalhau 300 g
Manjerona 3 raminhos
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Sálvia 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho
Romã 350 g
Água 230 g
Fécula de batata 25 g

Preparação

Para preparar o bacalhau com molho de romã, comece cortando a casca da romã com uma faca pequena 1 para marcar as partes e abrir mais facilmente a fruta 2; então, retire as sementes da romã e coloque-as em uma tigela 3.

Cuide do peixe: forre uma assadeira com papel manteiga, regue com um fio de azeite de oliva e coloque os pedaços de bacalhau por cima 4, salgue, apimente e aromatize com as ervas previstas na receita: alecrim, tomilho e sálvia 5. Asse o bacalhau em forno estático pré-aquecido a 220° por 30 minutos. Enquanto os filés assam, prepare o molho: coloque em uma panela as sementes de romã (reserve algumas frescas para a decoração final).

Adicione 200 g de água, retirada da quantidade total 7, e cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo médio. Enquanto isso, em uma tigelinha, dissolva o amido de batata nos restantes 30 g de água fria 8 para dissolvê-lo sem formar grumos 9

Adicione o amido dissolvido na água à panela com as sementes de romã 10, mexa e cozinhe por mais 2 minutos. Desligue o fogo 11 e transfira a mistura para o copo do mixer 12, bata até obter um molho liso.

Coe o molho obtido através de uma peneira 13, para reter a parte mais dura das sementes. Salgue 14 e apimente o molho de romã e aromatize-o com folhinhas de manjerona 15.

Enquanto isso, o bacalhau estará pronto, retire-o do forno 16 e prepare o prato de serviço: coloque no fundo o molho de romã, disponha por cima os filés de bacalhau, decore com as sementes de romã reservadas 17 e sirva imediatamente seu bacalhau com molho de romã 18.

Conservação

Consuma o bacalhau com molho de romã imediatamente. É possível conservar o molho separadamente por 2-3 dias na geladeira em um recipiente hermético. Não se recomenda a congelar.

Conselho

Se quiser, pode usar também uma batata cozida em vez do amido de batata para engrossar o molho de romã.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.