Bochecha de porco braseada e cebolinhas borettane

/5

APRESENTAÇÃO

Um corte de carne rico e saboroso: a bochecha de porco, famosa porque dela se obtém o guanciale, mas também pelas suas carnes tenras e suculentas. Mostramos como preparar a bochecha de porco braseada com cebolinhas borettane, um dos métodos de cozimento mais adequados para este tipo de carne. Para obter a maciez que todos esperamos, as bochechas, após serem bem douradas, devem cozinhar por muito tempo, em fogo muito baixo, só assim, uma vez prontas, se desmancharão na boca. Escolhemos acompanhar este segundo prato com dois acompanhamentos saborosos: as Cebolinhas agridoce e um cremoso Purê de batatas, feito de maneira rápida, apenas com azeite extravirgem e sem leite. Descubra o quanto este corte de carne um pouco incomum pode ser precioso e delicioso e não perca também estas variações:

  • Bochechas de porco com polenta
  • Bochecha de boi com alcachofras

INGREDIENTES

Bochecha de porco 900 g
Vinho branco 1 l - seco
Louro 2 folhas
Pimenta branca 8
Bagas de zimbro 8
Cravos-da-índia 5
Azeite virgem extra quanto baste - bruto não filtrado
Sal fino quanto baste
Tomilho quanto baste - fresco
para as cebolinhas
Cebolas borettane 700 g
Azeite virgem extra 30 g - bruto não filtrado
Açúcar mascavo 30 g
Vinagre de vinho branco 50 g
para o purê de óleo
Batatas 450 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 70 g - bruto não filtrado

Preparação

Para preparar a bochecha de porco braseada com cebolinhas, a primeira coisa a fazer é marinar a carne. Em uma tigela, coloque as bochechas e cubra-as com o vinho branco 1. Em seguida, adicione as especiarias: louro, bagas de zimbro 2, cravos e pimenta branca 3.

Cubra com filme plástico 4 e deixe marinar por pelo menos 1 hora na geladeira. Passado o tempo necessário, retire a carne da marinada, sem descartá-la, e seque bem as bochechas com papel-toalha 5. Aqueça um fio de azeite em uma panela grande e coloque as bochechas dentro 6.

Doure bem de todos os lados, virando-as com a ajuda de uma pinça 7. Quando estiverem bem douradas, despeje o líquido da marinada com as especiarias 8 e ajuste o sal 9.

Cubra com uma tampa 10, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por cerca de 3 horas. Enquanto isso, coloque as batatas para ferver, começando com água fria e cozinhando por 30-40 minutos até que ao espetá-las com os dentes de um garfo estejam macias. Agora prepare também as cebolinhas agridoce. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione as cebolinhas 11 e doure-as por alguns minutos, depois adicione o açúcar mascavo 12.

Misture 13 e, mantendo o fogo médio-alto, mexa com frequência. Quando começarem a colorir, adicione o vinagre 14 e cubra com uma tampa 15, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Quando estiverem prontas, ou seja, bem coloridas e macias 16, desligue o fogo e deixe-as de lado. Assim que as batatas estiverem cozidas, amasse-as com o utensílio apropriado dentro de uma tigela 17. Adicione o azeite de oliva 18 e o sal.

Misture energicamente até obter uma consistência lisa e homogênea 19. Em seguida, reserve. Após as 3 horas, as bochechas estarão macias 20, transfira-as para uma tigela 21, deixando o molho de cozimento na panela.

Aumente o fogo ao máximo e deixe cozinhar 22 até que o molho tenha reduzido e você tenha obtido um molho denso. Transfira novamente as bochechas para dentro 23 e mexa 24, de forma a cobri-las bem com o molho.

Agora só falta empratar: disponha no fundo um par de colheres de purê 25, por cima a bochecha e ao lado as cebolinhas borettane 26. Finalize com folhas de tomilho fresco e sirva imediatamente 27.

Conservação

Você pode conservar tudo na geladeira por no máximo 1-2 dias.

Conselho

No lugar do vinho branco, você também pode usar o vinho tinto, a carne ficará de uma cor diferente e terá um sabor mais intenso.

Use as especiarias que mais gosta para a marinada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.