Bolo festa do papai
- Dificuldade: Difícil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 50 min
- Porção: 8
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso na geladeira (aproximadamente 3 h)
APRESENTAÇÃO
O bolo festa do papai é a sobremesa perfeita para tornar o dia 19 de março verdadeiramente memorável. Não apenas uma homenagem ao papai, mas uma sobremesa que conquistará qualquer um com seu sabor envolvente e refinado. O Pão de ló de cacau, macio e leve como uma nuvem, é valorizado por uma Como fazer calda para bolos de rum que o torna ainda mais aromático, criando um contraste delicioso com o espumoso creme de café. A decoração, feita com um elegante estêncil temático, adiciona um toque de classe e torna a sobremesa ainda mais atraente, como se tivesse saído diretamente da vitrine de uma confeitaria! Perfeito para surpreender a todos e celebrar de forma deliciosa um dia especial, o bolo festa do papai não é apenas uma delícia, mas um verdadeiro gesto de amor.
Aqui você encontra outras ideias para fazer em casa uma sobremesa para a festa do papai:
- Torta tenerina
- Mousse de café com charuto
- Zeppole de San Giuseppe ao forno
- Zeppole de São José fritas
- Zeppole de cacau assadas
INGREDIENTES
- para o pão de ló (para uma forma com diâmetro de 26 cm)
- Açúcar 225 g
- Ovos 4
- Gemas 4
- Farinha tipo 00 90 g
- Fécula de batata 90 g
- Cacau em pó amargo 40 g
- Sal fino 1 pitada
- para o creme
- Creme de leite fresco líquido 500 g
- Mascarpone 600 g
- Açúcar de confeiteiro 160 g
- Café solúvel 20 g
- Água 12 g
- para decorar
- Cacau em pó amargo quanto baste
- Chocolate granulado quanto baste
- Chocolate amargo quanto baste - em forma de grão de café
Para preparar o pão de ló
Para preparar o bolo festa do papai, comece pelo pão de ló: despeje na tigela de uma batedeira equipada com batedores os ovos, as gemas 1, o açúcar 2 e uma pitada de sal 3.
Bata a mistura por cerca de 10 minutos na velocidade máxima 4, até obter uma mistura bem espumosa. Enquanto isso, em uma tigela, peneire a farinha, a fécula 5 e o cacau 6.
Peneire os pós uma segunda vez 7, isso ajudará a obter um pão de ló bem macio. Uma vez que a mistura de açúcar e ovos estiver bem batida 8, incorpore os pós com uma espátula, pouco a pouco e delicadamente 9, mexendo de baixo para cima.
A massa está pronta 10, então despeje-a em uma forma de 26 cm de diâmetro, untada e enfarinhada 11. Nivele a superfície com as costas de uma colher e asse o pão de ló em forno estático pré-aquecido a 180° por 30-35 minutos. Antes de retirar do forno, verifique o cozimento com um palito. Deixe esfriar completamente na forma 12.
Para preparar a calda
Dedique-se à calda: despeje em uma panela a água 13 e o açúcar 14, depois aqueça em fogo médio 15.
Assim que a mistura começar a ferver 16, retire do fogão. Deixe esfriar a mistura, depois adicione o rum 17, misture com a batedora e reserve 18.
Para preparar o creme
Prepare o creme: em uma panela, despeje água e café solúvel 19, aqueça a mistura no fogão e mexa até que o café esteja completamente dissolvido, sem deixar grumos 20. Em uma tigela, despeje o mascarpone e o açúcar de confeiteiro 21.
Adicione o café 22 e bata o creme com as batedeiras elétricas 23 para misturar 24.
Incorpore por último o creme de leite 25 e bata 26 até obter uma consistência densa e compacta, mas ao mesmo tempo lisa e cremosa 27.
Para rechear e decorar
Quando o pão de ló estiver frio, remova a crosta da superfície com uma faca serrilhada 28. Faça um corte horizontal no centro do pão de ló 29 para obter duas metades iguais prontas para serem recheadas 30.
Coloque o primeiro disco de pão de ló no prato de servir e, com um pincel, umedeça levemente com a calda de rum 31. Transfira o creme para um saco de confeitar 33 e distribua-o sobre o primeiro disco de pão de ló 33.
Nivele o creme com uma espátula 34 para obter uma superfície lisa 35. Ainda com o pincel, umedeça a parte interna do segundo disco de pão de ló 36.
Coloque o segundo disco sobre o creme 37 e pincele com a calda também o lado oposto 38. Com o auxílio do saco de confeitar, esprema montinhos de creme na borda 39 40.
Distribua mais creme também na superfície 41, depois nivele com a espátula todo o bolo 42.
Você deve obter uma superfície perfeitamente lisa 43. Faça aderir ao bordo do bolo os confeitos de cacau. Deixe o bolo no congelador por 20-30 minutos, para que o creme na superfície fique firme, mas sem que o centro do bolo comece a congelar. Após o descanso no congelador, coloque o estêncil na superfície do bolo 44 e polvilhe o cacau com uma peneira pequena 45. Remova cuidadosamente o estêncil, tendo cuidado para não deixar cair cacau sobre o bolo. Limpe a borda do prato de quaisquer resíduos de cacau com papel de cozinha.
Transfira para um saco de confeitar com bico frisado o restante do creme de café e faça picos ao longo de toda a borda 46. Coloque um grão de café de chocolate em cima de cada pico de creme 47. Deixe o bolo festa do papai descansar na geladeira por pelo menos 2-3 horas antes de servir 48.