Torta tenerina de chocolate branco
- Muito fácil
- 1 h 20 min
A torta tenerina é uma sobremesa típica da cidade de Ferrara, que graças à sua gostosura conquistou todo o país... ninguém consegue resistir a uma fatia deste fantástico bolo de chocolate! Será mérito da crocante crostinha externa ou da sua consistência cremosa que derrete na boca a cada mordida? Nós nos apaixonamos por ambos, mas uma coisa é certa: seu intenso sabor de Bolo de chocolate sem manteiga agrada a todos! A torta tenerina é um bolo com poucos ingredientes, sem fermento, que tem a peculiaridade de permanecer baixo e úmido por dentro, como o próprio nome sugere: no dialeto ferrarês era chamada também de "Torta Taclenta", que em italiano significa pegajosa.
Uma sobremesa simples de fazer, com sucesso garantido: para realçar todo o seu sabor, experimente servi-la junto com um delicado Creme de Mascarpone, você vai adorar... perfeito para qualquer ocasião e para o Dia dos Pais!
Aqui estão outras versões para experimentar:
E se você tem pouco tempo, pode fazer nossa deliciosa Bolo de chocolate rápido!
Para preparar a torta tenerina, comece picando finamente o chocolate 1, depois transfira-o para uma tigela colocada em uma panela com água (de preferência, a água não deve entrar em contato com o fundo da tigela ou panela onde você colocou o chocolate) e derreta em banho-maria, mexendo continuamente 2. Somente quando o chocolate estiver derretido, mas não excessivamente quente, adicione a manteiga em pedaços 3.
Deixe derreter também, mexendo continuamente 4. Como a temperatura exata de fusão do chocolate é em torno de 50°, a manteiga deve ser adicionada somente quando o chocolate estiver derretido, certificando-se de que não ultrapasse seu ponto de fusão (que é cerca de 32°), evitando assim que se separe. Deixe a mistura de chocolate e manteiga esfriar, mexendo de vez em quando, e enquanto isso, separe as gemas das claras em duas tigelas diferentes e grandes. Neste ponto, adicione metade do açúcar às claras 5 e bata até obter uma mistura firme e espumosa 6.
Reserve as claras batidas em neve e coloque o restante do açúcar nas gemas 7, então bata tudo em velocidade moderada até obter uma mistura clara e espumosa 8. Neste ponto, com as batedeiras ainda ligadas, adicione em fio a mistura de chocolate e manteiga agora morna 9.
Continue batendo até obter uma mistura uniforme 10. Adicione então as claras batidas em neve em etapas: inicialmente adicione cerca de 1/3 das claras 11 misturando com uma espátula 12 ou com um batedor.
Em seguida, incorpore as claras restantes, desta vez misturando delicadamente de baixo para cima 13. Adicione a farinha, previamente peneirada 14, e misture sempre com uma espátula, fazendo movimentos delicados de baixo para cima 15.
Você deve obter uma mistura lisa e uniforme 16. Neste ponto, unte e enfarinhe uma forma de fundo removível de 24-26 cm (assim será mais fácil desenformar a torta tenerina) e despeje a massa recém-preparada nela (17-18). Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 25 minutos (não é recomendado o uso do forno ventilado, pois pode assar demais o exterior do bolo e pouco o interior).
Uma vez retirada do forno 19, deixe sua torta tenerina esfriar antes de desenformar. Decore com açúcar de confeiteiro 20 e sirva 21.