Ciaccia com uva

/5

APRESENTAÇÃO

A ciaccia com uva é uma típica focaccia toscana preparada com massa de pão já fermentada e enriquecida, neste caso, com uva fresca. Na Toscana existem diferentes tipos de schiacciata, ou ciaccia, doces e salgadas, todas preparadas com uma base de massa de pão fermentada e enriquecida com ingredientes sazonais: é uma especialidade ligada ao período da colheita da uva e em Florença é chamada de "stiaccia".
A ciaccia com uva é uma verdadeira delícia, simples de preparar e adequada para um lanche saudável! Você pode fazer a ciaccia com uva comprando a massa de pão já pronta, a ser completada com outros ingredientes, ou, se tiver tempo, prepare você mesmo a massa seguindo a nossa receita. 

Descubra quantas outras receitas salgadas podem ser preparadas com uva fresca, começando por um bom risoto com uva e terminando com deliciosos bocadinhos de frango com uva!

INGREDIENTES

Ingredientes para o recheio
Açúcar 100 g
Uvas pretas 800 g - (ou uva-isabel)
Azeite virgem extra 8 colheres
para a massa de pão
Fermento biológico fresco 12 g
Malte 1 colherinha
Água 300 ml
Farinha tipo 0 500 g

Preparação

Para preparar a ciaccia com uva, comece preparando a massa de pão: dissolva o fermento em um pouco de água morna 1 (retirada da quantidade total de água prevista para a receita) e adicione uma colher de chá de malte (ou açúcar ou mel) 2, depois misture tudo e deixe repousar por alguns minutos. Coloque a farinha peneirada em uma batedeira, adicione a mistura de fermento, água e malte 3

e comece a amassar com o gancho, adicionando aos poucos a água restante 4. Quando obtiver uma consistência lisa e macia, típica da massa de pão, transfira a mistura para uma bancada enfarinhada e trabalhe-a brevemente com as mãos 5. Forme uma bola e coloque-a em uma tigela, coberta com filme plástico (ou um pano limpo e umedecido), então deixe fermentar por algumas horas no forno, desligado e fechado mas com a luz acesa: a massa deve dobrar de volume 6.

Quando a massa de pão estiver pronta, transfira-a novamente para a batedeira e amasse-a com 50 g de açúcar e 4 colheres de sopa de óleo, por mais 5 minutos 7 (se preferir, pode fazer a mesma operação manualmente, estendendo a massa sobre uma bancada enfarinhada e trabalhando-a com as mãos). Pegue a uva, lave-a em água corrente fria 8 e separe todos os bagos 9

Divida agora a massa de pão em duas partes e estenda-as ambas com a ajuda de um rolo, até obter uma espessura de 1 cm 10. Unte uma assadeira de 40 x 30 cm 11, ajudando-se com um pincel 12,

então coloque uma folha de massa e cubra toda a superfície com metade da quantidade total de uva 13, uma colher de açúcar 14 e azeite extravirgem de oliva 15.

Neste ponto, cubra tudo com a segunda folha de massa 16, sobre a qual colocará os bagos de uva restantes, então polvilhe com o açúcar 17 e cubra a superfície da ciaccia com o azeite restante. Asse a ciaccia por 50-60 minutos em forno pré-aquecido a 180° 18; quando estiver pronta, deixe esfriar e sirva cortada em pedaços.

Conservação

Recomendamos comer a ciaccia com uva no mesmo dia, se desejar, pode conservá-la por no máximo dois dias, fechada em um recipiente hermético e colocada na geladeira.

Conselho

Variação para os mimados: corte todos os bagos ao meio e retire as sementes (os caroços). Isso levará quase uma eternidade, mas quem comer ficará grato por toda a vida: pelo menos você ganhará créditos :)
Sobre o recheio, estou indecisa se prefiro a versão com mosto (de lamber os dedos) ou a salgada, com uma pitada de alecrim e recheada com queijo: o que vocês acham?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.