Clafoutis salgado com cebolas roxas

/5

APRESENTAÇÃO

Nos apaixonamos pelo clafoutis em sua versão mais famosa, a doce Clafoutis de cereja. Depois tentamos preparar o Clafoutis salgado, e era tão bom que também fizemos a versão Clafoutis de salmão... hoje queremos surpreendê-los mais uma vez com um clafoutis original de cebolas roxas! A consistência macia e úmida da massa contrasta com a crocância das cebolas roxas que, além de adicionar sabor, darão ao resultado final um visual muito cenográfico, como se fossem várias pequenas rosinhas. Ideal como entrada ou prato principal, o clafoutis salgado de cebolas roxas é ótimo também para saborear à temperatura ambiente e, portanto, perfeito para um passeio ao ar livre!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma com diâmetro de 22-24 cm
Cebolas roxas 320 g - (para limpar)
Leite inteiro 270 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Farinha tipo 00 100 g
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)
Ovos 3 - médias
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino 5 g
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o clafoutis salgado de cebolas roxas, primeiro descasque e corte as cebolas em fatias de 3-4 mm de espessura (1-2): no total, você precisará de cerca de 250 g de cebolas fatiadas. Passe para a preparação da massa: coloque os ovos em uma tigela grande, adicione o creme de leite 3

e o leite 4 e misture tudo com um batedor 5. Adicione o azeite de oliva 6

e mexa novamente para incorporá-lo à mistura 7. Neste ponto, adicione também a farinha 8 e o Grana Padano DOP ralado 9,

salgue 10, pimente e mexa com o batedor 11 até obter uma consistência lisa e homogênea. Forre uma forma com diâmetro de 22-24 cm com papel manteiga e despeje a mistura dentro 12.

Coloque as fatias de cebola sobre a mistura 13, distribuindo-as uniformemente por toda a superfície 14, depois asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 40-50 minutos até que fique bem dourado 15. Seu clafoutis salgado está pronto para ser saboreado!

Conservação

O clafoutis de cebolas roxas pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias, coberto com filme plástico. Se desejar, você pode congelá-lo, lembrando-se de aquecê-lo no forno antes de servir.

Conselho

Você pode fazer muitas variações do clafoutis salgado usando cada vez um vegetal de estação diferente ou combinações de vegetais: por exemplo, tomatinhos e flores de abobrinha, ou abobrinhas, pimentões e berinjelas... neste caso, salteie-os na frigideira e deixe esfriar antes de adicioná-los à massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.