Geleia de morango
- Fácil
- 50 min
- Kcal 27
A compota de damasco é um grande clássico das conservas: fácil de preparar e deliciosíssima; é certamente uma das compotas caseiras mais amadas e espalhadas em fatias de pão torrado quente, pela manhã no café da manhã. Embora os tempos e ritmos da vida moderna não nos permitam mais preparar produtos caseiros como antigamente, para a compota de damasco pode-se fazer uma exceção, porque esta é a rainha das compotas e fará companhia durante todo o inverno, para preparar muitas deliciosas Torta de geléia de damasco! Aproveite a temporada de verão para conseguir damascos frescos e maduros, e dedique um pouco de tempo a esta preparação simples que permitirá enriquecer a despensa com muitos deliciosos estoques de inverno!
As receitas com compota de damasco são realmente muitas, por exemplo, você pode usá-la para rechear a famosa Sachertorte, a Torta vertida com creme de geleia de damasco ou os tradicionais Gobeletti.
E se você procura outras compotas, experimente também:
Para preparar a compota de damasco, comece pela escolha dos damascos: escolha frutos maduros e sem manchas. Lave bem os damascos e seque-os utilizando um pano de prato 1. Corte-os ao meio, sem descascar 2 e elimine o caroço 3.
Corte-os em fatias 4 e vá colocando os damascos cortados em uma tigela grande; adicione o açúcar 5 e misture 6.
Cubra a tigela com filme plástico 7 e deixe macerar por cerca de 4 horas em um local fresco. Após o tempo de descanso, despeje tudo em uma panela 8 e leve à ebulição, mexendo de vez em quando 9.
Enquanto a compota cozinha, você pode se dedicar à sanitização dos frascos e tampas, como indicado pelas diretrizes do Ministério da Saúde listadas no final da receita. De vez em quando, verifique sempre o estado de cozimento da compota. A fruta começará a desmanchar 10 e durante o cozimento pode ser necessário espumar a compota, especialmente se a casca dos damascos apresentar alguma pequena mancha. Após 30 minutos da fervura, sua compota de damasco deve estar pronta 11: retire um pouco da mistura com uma colher de chá e deixe cair uma gota em um prato que deve permanecer compacta, este é o teste de que sua compota está pronta 12. Se a gota escorregar e não estiver compacta, continue o cozimento pelo tempo necessário, mexendo frequentemente.
Uma vez pronta, você pode envasar a compota ainda quente nos frascos que já foram sanitizados: encha os potes com uma concha, se preferir, pode usar também um funil para compotas 13, tomando cuidado para deixar pelo menos 1 centímetro de espaço da borda do frasco. Rosqueie bem as tampas, mas sem apertar muito, vire-os de cabeça para baixo 15 e deixe esfriar. Com o calor da compota, será criado o vácuo, permitindo conservar o produto por muito tempo. Assim que os frascos esfriarem, coloque-os na posição vertical novamente 14 e verifique se o vácuo foi realizado corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi realizado. Sua compota de damasco está pronta para ser saboreada!