Compota de damasco

/5

APRESENTAÇÃO

A compota de damasco é um grande clássico das conservas: fácil de preparar e deliciosíssima; é certamente uma das compotas caseiras mais amadas e espalhadas em fatias de pão torrado quente, pela manhã no café da manhã. Embora os tempos e ritmos da vida moderna não nos permitam mais preparar produtos caseiros como antigamente, para a compota de damasco pode-se fazer uma exceção, porque esta é a rainha das compotas e fará companhia durante todo o inverno, para preparar muitas deliciosas Torta de geléia de damasco! Aproveite a temporada de verão para conseguir damascos frescos e maduros, e dedique um pouco de tempo a esta preparação simples que permitirá enriquecer a despensa com muitos deliciosos estoques de inverno!
As receitas com compota de damasco são realmente muitas, por exemplo, você pode usá-la para rechear a famosa Sachertorte, a Torta vertida com creme de geleia de damasco ou os tradicionais Gobeletti.

E se você procura outras compotas, experimente também:

  • Compota de amora
  • Compota de melancia
  • Compota de pêssego
  • Compota de morangos e damascos
  • Geleia de maçã

 

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 900 g de compota
Damascos 1 kg
Açúcar 250 g

Preparação

Para preparar a compota de damasco, comece pela escolha dos damascos: escolha frutos maduros e sem manchas. Lave bem os damascos e seque-os utilizando um pano de prato 1. Corte-os ao meio, sem descascar 2 e elimine o caroço 3.

Corte-os em fatias 4 e vá colocando os damascos cortados em uma tigela grande; adicione o açúcar 5 e misture 6.

Cubra a tigela com filme plástico 7 e deixe macerar por cerca de 4 horas em um local fresco. Após o tempo de descanso, despeje tudo em uma panela 8 e leve à ebulição, mexendo de vez em quando 9.

Enquanto a compota cozinha, você pode se dedicar à sanitização dos frascos e tampas, como indicado pelas diretrizes do Ministério da Saúde listadas no final da receita. De vez em quando, verifique sempre o estado de cozimento da compota. A fruta começará a desmanchar 10 e durante o cozimento pode ser necessário espumar a compota, especialmente se a casca dos damascos apresentar alguma pequena mancha. Após 30 minutos da fervura, sua compota de damasco deve estar pronta 11: retire um pouco da mistura com uma colher de chá e deixe cair uma gota em um prato que deve permanecer compacta, este é o teste de que sua compota está pronta 12. Se a gota escorregar e não estiver compacta, continue o cozimento pelo tempo necessário, mexendo frequentemente.

Uma vez pronta, você pode envasar a compota ainda quente nos frascos que já foram sanitizados: encha os potes com uma concha, se preferir, pode usar também um funil para compotas 13, tomando cuidado para deixar pelo menos 1 centímetro de espaço da borda do frasco. Rosqueie bem as tampas, mas sem apertar muito, vire-os de cabeça para baixo 15 e deixe esfriar. Com o calor da compota, será criado o vácuo, permitindo conservar o produto por muito tempo. Assim que os frascos esfriarem, coloque-os na posição vertical novamente 14 e verifique se o vácuo foi realizado corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi realizado. Sua compota de damasco está pronta para ser saboreada!

Conservação

A compota de damasco se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido realizado corretamente e os frascos sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor.

Recomenda-se aguardar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a compota.

Uma vez aberto cada frasco, conservar na geladeira e consumir em poucos dias.

Conselho

E agora que fiz, como uso? Não entre em pânico e experimente estas receitas: sachertorte, torta com compota de damasco, crepes doces, olho de boi e biscoitinhos de manteiga e marmelada... estas são apenas algumas ideias, solte sua imaginação!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e marmeladas pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de garantir para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir estritamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre tendo em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e marmeladas produzidas em nível profissional. Para um preparo correto das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.