Costeletas de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

A costeleta é um prato que amamos em todas as suas deliciosas variações de sabores: desde as mais tradicionais, como a Cotoletta à bolonhesa e a Costeleta à palermitana, até as versões vegetarianas como as costeletas de abobrinha e scamorza ou as Cotolette di melanzane... todas têm em comum a imprescindível camada dourada e crocante que envolve recheios saborosos e coloridos. Para completar nossa apetitosa coleção, aqui propomos costeletas de peixe para mergulhar em um fresco e aromático molho de iogurte. Irresistivelmente crocantes por fora e macias por dentro, essas costeletas de peixe são um segundo prato delicioso, que vai abrir o apetite na primeira mordida.

Experimente também a variação com peixe-espada, deliciosa!

INGREDIENTES

Ingredientes para 8 costeletas
filé de bacalhau 300 g - limpo
Camarões 300 g
Espinafre 30 g
Ovos 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 4 colheres
Batatas 300 g
Farinha de rosca 70 g
para o molho de iogurte
Iogurte grego 150 g
Funcho selvagem quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Raspas de limão 1

Preparação

Para preparar as costeletas de peixe com molho de iogurte, primeiro cozinhe as batatas 1 por cerca de 30 minutos ou até que estejam macias (o tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho delas). Enquanto isso, prepare o molho: pique o funcho com a faca 2, em uma tigelinha coloque o iogurte e o azeite de oliva 3.

Salgue 4, adicione pimenta, aromatize com as raspas de limão taiti 5 e com o funcho picado 6.

Misture 7 para incorporar e reserve na geladeira até o momento de servir. Corte em pedaços o filé de bacalhau já limpo 8 e, em seguida, descasque os camarões 9 seguindo nosso guia: Como limpar os camarões. Uma vez limpos, você obterá cerca de 150 g de camarões.

Quando as batatas estiverem cozidas, deixe esfriar um pouco, depois descasque-as. Agora coloque no processador de alimentos o bacalhau, os camarões 10, os espinafres frescos bem lavados e secos, e adicione também as batatas 11 e a farinha de rosca 12, sal e pimenta.

Por último, adicione o ovo 13 e bata todos os ingredientes até obter uma mistura compacta e homogênea 14. Agora você pode moldar suas costeletas: molhe as mãos com um pouco de água 15 para facilitar o manuseio da massa.

Pegue uma porção da massa, dê uma forma arredondada e achate-a levemente 16 para obter uma costeleta, à medida que você as molda, coloque-as em uma bandeja 17. Assim que estiverem prontas, coloque-as para firmar no freezer por 10 minutos. Termine com o cozimento das costeletas: aqueça 4 colheres de sopa de óleo em uma panela, pegue as costeletas firmadas e cozinhe por 3 minutos de um lado e 2 minutos do outro 18.

Quando estiverem com uma boa cor dourada 19 escorra-as e transfira para uma bandeja forrada com papel toalha 20. Sirva as costeletas de peixe ainda quentes, acompanhadas com o molho de iogurte 21.

Conservação

As costeletas se conservam por no máximo um dia na geladeira. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Quer experimentá-las também no forno? Asse em forno pré-aquecido a 180° por 15 minutos ou até dourar. Se você ama sabores fortes, como alternativa ao molho de iogurte, pode preparar um creme saboroso de gorgonzola ou taleggio: derreta em fogo baixo em uma panela o queijo de sua escolha com o dobro de creme de leite, obtendo um molho cremoso e saboroso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.