Couve-flor gratinada

/5

APRESENTAÇÃO

Como resistir a um suculento prato de couve-flor gratinada? Muitas vezes nos deixamos tentar por tantas receitas tentadoras à base de Abóbora gratinada, de Endívia belga gratinada e de legumes mistos, tornados apetitosos por aquela superfície dourada e crocante que se cria com o gratinado no forno. Hoje, no entanto, queremos propor a couve-flor gratinada, um verdadeiro clássico atemporal, uma preparação caseira tipicamente de inverno que consegue tornar saborosos até os vegetais menos apreciados devido ao seu odor. A irresistível crosta do couve-flor ao forno esconde um coração cremoso e saboroso de molho bechamel e Parmesão. O resultado é um acompanhamento vegetariano delicioso e genuíno que vai despertar o apetite de toda a família e logo fará você mudar de ideia.

Venha descobrir todas as nossas outras receitas com couve-flor:

 

INGREDIENTES

Couve-flor 1 kg - (limpo 800 g)
Parmigiano Reggiano DOP 35 g - para ralar
para o molho bechamel
Manteiga 30 g
Farinha tipo 00 20 g
Leite inteiro 300 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Primeiro, lave e limpe a couve-flor removendo as folhas externas e o talo central 1, depois separe os floretes 2: você deve obter cerca de 800 g de couve-flor. Mergulhe os floretes em água fervente com sal 3 e cozinhe por 15 minutos (se não gostar do cheiro da couve-flor durante o cozimento, pode atenuá-lo adicionando limão ou vinagre à água).

Enquanto isso, prepare o Bechamel: em uma panela, aqueça o leite 4, enquanto em outra panela de fundo grosso derreta suavemente a manteiga 5. Uma vez derretida, adicione a farinha à panela com a manteiga mexendo imediatamente com um batedor de arame 6 para evitar grumos.

Deixe dourar ligeiramente 7, depois adicione o leite quente mexendo imediatamente com um batedor de arame 8. Continue mexendo para evitar a formação de grumos; tempere com noz-moscada 9, pimenta e sal e deixe engrossar a mistura por apenas alguns minutos, sempre mexendo.

O molho bechamel deve permanecer bastante líquido 10. Enquanto isso, os floretes de couve-flor estarão cozidos, escorra-os cuidadosamente 11 e reserve-os por um momento. Unte uma assadeira de 20x20 cm 12

e coloque dentro os floretes de couve-flor 13. Cubra com o molho bechamel 14 e depois polvilhe uniformemente com o Parmesão 15.

Tempere com pimenta a gosto (16-17) e depois asse em forno pré-aquecido a 180°C na função estática por 10 minutos. Após esse tempo, ajuste para a função grill a 220°C e asse por mais 10 minutos, para obter uma crosta dourada. Sua couve-flor gratinada está pronta para ser servida 18.

Conservação

A couve-flor gratinada pode ser guardada na geladeira em um recipiente hermético por 1-2 dias.

É possível congelar a preparação após o cozimento.

Conselho

Quer dar uma nota de cor ao prato? Experimente usar couve-flores roxas ou verdes.

Se você gosta de sabores fortes, pode adicionar pedaços de taleggio ou outros queijos cremosos de sua preferência.

Adicionar algumas folhas de tomilho tornará o prato agradavelmente aromático.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.