Filés de salmão no papelote

/5

APRESENTAÇÃO

A cozimento no papelote é uma técnica muito simples, ideal para realçar ao máximo os sabores e aromas do que está contido dentro. A receita dos filés de salmão no papelote é uma ótima alternativa à clássica Dourada no papelote, igualmente saborosa e genuína: todos os nutrientes são preservados e os sucos liberados pelo peixe contribuem para mantê-lo macio e suculento. Nós adicionamos cebolas roxas, azeitonas e tomatinhos para um segundo prato com aroma mediterrâneo, mas você pode personalizá-lo com seus ingredientes preferidos... após meia hora Salmão assado, os filés de salmão no papelote estarão prontos para serem servidos!

Experimente também estas receitas com salmão:

INGREDIENTES
Filé de salmão 800 g - (4 peças)
Cebolas roxas 2
Azeitonas Taggiasca 24
Tomates-cereja 5
Salsa 1 punhado
Azeite virgem extra 4 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os filés de salmão no papelote, primeiro retire qualquer espinho com a ajuda de uma pinça de cozinha 1. Descasque e fatie finamente as cebolas 2, depois corte os tomatinhos em rodelas 3.

Coloque na bancada de trabalho 4 folhas de papel alumínio e cubra cada uma com uma folha de papel manteiga 4. Distribua as cebolas no centro de uma folha e tempere com uma pitada de sal 5. Coloque um filé de salmão sobre as cebolas e tempere também com sal e pimenta 6.

Adicione 6 azeitonas 7 e distribua alguns tomatinhos em fatias na superfície 8, salgue levemente e tempere com um fio de azeite 9.

Feche o papelote levantando primeiro as bordas do papel manteiga 10 e dobrando os lados para obter um pacote bem selado 11, depois faça o mesmo com a folha de alumínio 12. Prepare da mesma forma os outros 3 filés de salmão.

Transfira o papelote para uma assadeira 13 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 180° por cerca de 30-35 minutos. Uma vez cozidos, decore com a salsa picada 14 e sirva seus filés de salmão no papelote 15!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os filés de salmão no papelote. Se sobrar, você pode conservá-los na geladeira por no máximo 2 dias.

Conselho

Você pode substituir a salsa por tomilho ou manjerona e adicionar grãos de pimenta rosa!

Dicas e curiosidades

De quantas maneiras se pode cozinhar salmão?

Muitas! Além do cozimento no papelote, você pode optar pelo salmão no forno, na frigideira, no vapor, em forma de hambúrguer ou tartar.

O que posso usar como alternativa às cebolas, azeitonas e tomatinhos para enriquecer o papelote?

Legumes da estação em cubos como abobrinhas e berinjelas, por exemplo, ou batatas cortadas em fatias finas. Os tempos de cozimento podem variar.

Qual é a diferença entre o salmão de criação e o salmão selvagem?

O salmão selvagem tem a carne mais magra e um sabor mais intenso.

• É verdade que o salmão é um dos peixes mais ricos em Ômega 3?

Sim: bastam 2 porções de salmão por semana de cerca de 150-200 g cada para satisfazer a necessidade média semanal desses ácidos graxos essenciais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.