Geleia de amora

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês conhecem a diferença entre marmeladas e compotas? É muito simples: a marmelada é à base de cítricos, enquanto a compota é feita com outros tipos de frutas como Compota de damasco, Geleia de morango ou Geleia de cereja… e a esta lista adicionamos a compota de amora, uma deliciosa conserva de fim de verão! Ótima para passar no pão e torradas para um café da manhã nutritivo e genuíno, é perfeita também para enriquecer os doces mais clássicos como uma bela torta ou um Torta de amoras rústico. Se você é daqueles que gosta de se aventurar nos arbustos para colher os frutos com suas próprias mãos, preparar a compota de amora será ainda mais uma satisfação, além de uma maneira de conservar sua delícia durante todo o ano!

Venha descobrir outras marmeladas e compotas caseiras deliciosas:

 

INGREDIENTES
Para cerca de 500 g de compota
Amoras 1 kg
Açúcar 300 g
Limões 2 - (suco e raspa)

Preparação

Para preparar a compota de amora, primeiro garanta que tenha tampas novas e potes esterilizados (seguindo as instruções do Ministério da Saúde indicadas no final da receita). Lave e seque delicadamente as amoras, depois coloque-as em uma tigela grande e adicione a casca 1 e o suco do limão 2. Junte também o açúcar 3.

Misture bem 4 para incorporar tudo 5, depois cubra a tigela com filme plástico 6 e deixe macerar na geladeira por pelo menos 24 horas.

Decorrido o tempo de maceração, as amoras terão liberado seu suco 7, então transfira tudo para uma panela 8 e cozinhe em fogo médio-baixo até que a mistura atinja a temperatura de 108°, a ser medida com um termômetro de cozinha 9.

Transfira a compota ainda quente para os potes previamente esterilizados, ajudando-se com um funil 10, e feche-os apertando bem a tampa 11. Vire os potes de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente, depois verifique se o vácuo foi formado: se a tampa no centro fizer click-clack, significa que o vácuo não foi criado e a compota não pode ser consumida. Deixe a compota de amora descansar por pelo menos uma noite antes de usá-la 12.

Conservação

A compota de amora pode ser conservada na despensa por cerca de 3 meses, protegida de fontes de luz e calor. Uma vez aberta, conserve o pote na geladeira e consuma a compota dentro de 3-4 dias no máximo.

Conselho

Se desejar, você pode adicionar uma nota picante à compota de amora adicionando gengibre fresco ralado.

Tem muitas amoras? Aproveite para preparar nosso Torta de amoras e iogurte!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e marmeladas pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre é necessário ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e marmeladas produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Perguntas e curiosidades

. Como posso lavar as amoras sem estragá-las?

As amoras são bastante delicadas, recomendamos lavá-las apenas pouco antes do uso, enxaguando-as sob água corrente e secando-as delicadamente com um pano.

. Posso usar menos açúcar?

Recomendamos respeitar as proporções indicadas para obter o rendimento certo, tanto em termos de sabor quanto de consistência.

. Quais são as amoras mais indicadas para a compota?

É bom usar frutos frescos da estação colhidos no verão.

 . Durante o cozimento forma-se espuma, é normal?

A espuma é formada pelas impurezas do fruto que emergem durante o cozimento e é bom eliminá-la com uma escumadeira para tornar a compota mais brilhante e transparente.

 . Se não tiver termômetro, como saber quando a compota está pronta?

Verifique a consistência com o teste do pires: despeje uma colher de chá de compota em um pires, se o composto escorrer, significa que a compota precisa cozinhar mais, se ficar firme, estará pronta.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.