Lasanha branca vegetariana

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando lasanhas vegetarianas para propor como alternativa às tradicionais Lasanha à bolonhesa, temos a receita certa para você: lasanhas brancas vegetarianas, um prato principal realmente apetitoso enriquecido com muitas verduras diferentes! Brócolis, cogumelos, cenouras, abobrinhas e tomatinhos se alternam com um Bechamel suave e aveludado e camadas de Massa fresca de ovo (massa e formatos). Uma deliciosa variação sem tomate das clássicas lasanhas ao forno, que você pode tranquilamente adaptar à estação substituindo as verduras pelas suas preferidas... o que você está esperando? Mãos à obra para preparar estas lasanhas brancas vegetarianas e criar sua própria versão!

Descubra também estas receitas de lasanhas vegetarianas:

INGREDIENTES

para a massa fresca de ovo
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 2 - médias
Para o molho bechamel
Leite inteiro 1 l -
Farinha tipo 00 100 g -
Manteiga 100 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Cogumelos champignon 250 g -
Brócolis 250 g
Cenouras 200 g
Cebolas roxas 200 g -
Tomates datterini 200 g -
Parmigiano Reggiano DOP 200 g - (para ralar)
Abobrinhas 170 g
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra 30 g -
Sal fino quanto baste -
Pimenta preta quanto baste -

Preparação

Para preparar as lasanhas brancas vegetarianas, comece pela massa de ovo: coloque a farinha em uma tigela 1, reservando cerca de 50 g. Em outra tigela, bata os ovos e depois adicione-os à farinha 2 e comece a amassar até misturar os ingredientes 3.

Nesse ponto, transfira a mistura para uma superfície de trabalho e trabalhe-a 4, adicionando a farinha reservada conforme necessário, até obter uma massa lisa, firme e elástica, à qual você dará uma forma esférica 5. Envolva-a em filme plástico 6 e deixe descansar por cerca de 30-60 minutos fora da geladeira em um local fresco e seco.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel: coloque a manteiga em uma panela 7, deixe derreter suavemente e depois adicione a farinha peneirada, mexendo rapidamente 8. Assim que obtiver um roux cor de avelã, adicione o leite quente 9 e mexa novamente.

Tempere o seu molho bechamel com uma pitada de pimenta 10, sal, uma pitada de noz-moscada 11 e continue cozinhando, sempre mexendo, por 5-6 minutos, até atingir a densidade certa. Nesse ponto, transfira o molho bechamel para uma tigela e cubra com filme plástico em contato 12.

Lave todos os vegetais e comece a cortá-los: as cenouras devem ser descascadas e cortadas em julienne 13, para os brócolis, deve-se retirar apenas as floretes 14 e a cebola deve ser fatiada finamente 15.

Corte as pontas das abobrinhas e corte-as também em julienne 16. Limpe os cogumelos, fatie-os 17 e corte os tomatinhos ao meio 18.

Uma vez preparados todos os vegetais, coloque o óleo em uma panela e adicione primeiro as cenouras 19, deixe cozinhar por alguns minutos e adicione também os brócolis. Refogue com um pouco de água 20, cubra com uma tampa e deixe cozinhar por 3-4 minutos. Nesse ponto, adicione também as cebolas 21.

Finalmente, adicione as abobrinhas 22 e os cogumelos 23 e cozinhe mexendo de vez em quando. Uma vez cozidos, tempere com sal e pimenta, depois desligue o fogo e adicione os tomatinhos e o tomilho 24.

Enquanto isso, sua massa de ovo terá descansado, então pegue o bloco de massa e divida-o ao meio 25. Abra a massa com a máquina de esticar 26, reduzindo a espessura gradualmente 27.

Você deve obter folhas com espessura de cerca de 2 mm. Corte das folhas 8 retângulos de 15x20 cm 28. Escalde as folhas por 1 minuto em água fervente, levemente salgada 29, depois escorra e coloque-as em uma bandeja forrada com um pano de cozinha 30. Se preferir, você pode passar rapidamente as folhas de massa em uma tigela com água fria para interromper o cozimento, em seguida, estender os retângulos sempre sobre um pano limpo, mas o importante será colocar os vários retângulos bem esticados e sem sobrepô-los.

Uma vez cozida a massa, pegue uma assadeira de 30x20 cm, adicione 2 ou 3 colheres de sopa de molho bechamel 31 e espalhe na base da forma. Coloque 2 retângulos de massa, lado a lado, depois cubra com mais molho bechamel, polvilhe com queijo ralado 32 e adicione um terço dos vegetais 33.

Cubra com mais 2 folhas de massa 34 e continue dessa forma para fazer mais 2 camadas, até terminar os ingredientes. Na última camada de molho bechamel 35, polvilhe com mais queijo ralado, cubra com os vegetais restantes e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 20 minutos, depois acione o grill e cozinhe por mais 5 minutos. Suas lasanhas brancas vegetarianas estão prontas para serem servidas 36!

Conservação

As lasanhas vegetarianas podem ser conservadas na geladeira cobertas com filme plástico por no máximo 1-2 dias.

Podem ser congeladas tanto cruas quanto cozidas.

Conselho

O bom das verduras é que em cada estação existem muitos tipos diferentes! Deixe-se guiar pela sazonalidade para variar os ingredientes das suas lasanhas brancas vegetarianas, inserindo couve-de-bruxelas, cubos de abóbora, ervilhas frescas, nabos em julienne ou tudo o que a horta e a imaginação sugerirem... talvez se inspirando na nossa receita de lasanhas com vegetais de inverno!

Nota

Se você segue uma dieta vegetariana que, além do consumo de carne e peixe, exclui queijos feitos com coalho animal, pode substituir o ingrediente por um queijo similar feito com coalho vegetal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.