Maltagliati ao ragu de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

O Ragù alla bolognese agrada a todos, mas quando adquire o sabor do mar, fica irresistível: saboroso e delicado, é perfeito com a massa fresca que realça o sabor. Hoje apresentamos este prato principal: maltagliati ao ragu de peixe. Uma generosa quantidade de linguado, camarões e trutas com carne firme e saborosa, encontra um clássico da cozinha italiana: o molho de tomate. Uma mistura de sabores do mar e um rico molho perfeito para estes maltagliati feitos à mão que, com sua porosidade, são perfeitos para absorver o ragu de peixe. Já imaginamos você levando esta maravilha de prato à mesa para seus convidados: o sucesso é garantido!

Experimente também a receita de massa com peixes pobres, um delicioso prato principal à base de peixe azul, ou, se preferir uma versão sem tomate, não perca a Massa ao ragu branco de peixe.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 210 g - (cerca de 4 médias inteiras)
Sal fino 1 pitada
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - polvilhar
Para o ragu
Camarões pequenos 200 g
Truta salmão 150 g
Linguado 150 g
Azeite virgem extra 50 g
Cebolas brancas 30 g
Cenouras 30 g
Aipo 30 g
Alho 1 dente
Passata de tomate 400 g
Vinho branco seco 50 g
Tomilho 1 raminho
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Açúcar ¼ colherinha

Preparação

Para preparar os maltagliati ao ragu de peixe, comece preparando a Massa fresca de ovo (massa e formatos). Pegue uma tigela grande onde você colocará a farinha 1, os ovos e uma pitada de sal 2. Misture os ingredientes à mão 3 até obter uma massa homogênea e elástica. Se a massa estiver muito pegajosa, você pode adicionar um pouco de farinha, não muito para não torná-la excessivamente seca e dura. Se estiver muito seca, adicione um pouco de água morna para deixá-la mais macia e fácil de trabalhar.

Dê à massa uma forma esférica 4 e embrulhe-a em filme plástico transparente; deixe descansar por pelo menos 30 minutos em local fresco e seco. Após o tempo necessário, pegue a massa e remova o filme plástico. Estenda a massa com a ajuda de um rolo até obter uma folha com espessura de 1-2 mm 5. Depois, corte em tiras 6

e corte-as de forma irregular para fazer os maltagliati 7. Tente, no entanto, dar a todos aproximadamente o mesmo tamanho. À medida que você faz os maltagliati, disponha-os em uma bandeja levemente enfarinhada com semolina, que você também pode polvilhar para não grudar. Usando semolina, você evitará que a massa fresca absorva a farinha 8: reserve-os. Em seguida, prossiga com a limpeza dos peixes: pegue a truta e remova as espinhas com a ajuda de uma pinça de cozinha 9.

Em seguida, passe a lâmina de uma faca entre a polpa do peixe e a pele para filetá-lo 10. Corte em cubos 11 e reserve. Reduza o linguado a cubos do mesmo tamanho 12 e reserve também.

Agora, dedique-se aos camarões: retire a cabeça e as patas; faça o mesmo com a casca, removendo também a cauda 13. Corte o dorso do camarão com uma faca pequena e remova o intestino com cuidado para não quebrá-lo ao retirá-lo completamente 14: corte também os camarões em pedaços 15 e reserve.

Pegue as cenouras, descasque-as e corte-as em pedaços, descasque a cebola e corte-a também em pedaços, faça o mesmo com o aipo. Coloque os vegetais em um processador 16. Adicione também o alho 17 e triture os ingredientes em uma mistura bem fina que você vai colocar em uma panela antiaderente com fundo largo regada com óleo 18: deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 10-12 minutos.

Adicione agora os camarões à panela 19. Junte também o linguado 20 e a truta 21: e deixe-os dourar na panela em fogo alto por cerca de 5-6 minutos, mexendo continuamente com uma colher para evitar que grudem no fundo da panela.

Acrescente o vinho branco 22 e deixe evaporar. Agora, adicione o molho de tomate 23 e o açúcar 24: mexa bem os ingredientes para misturá-los.

Ajuste o sal 25 e a pimenta, mexendo bem os ingredientes 26. Em seguida, abaixe o fogo: deixe cozinhar assim por cerca de 10-15 minutos. Quando faltarem poucos minutos para o término do cozimento, cozinhe os maltagliati em uma panela com bastante água salgada por cerca de 3 minutos 27.

Quando estiverem al dente, transfira-os para a panela com o ragu 28 e misture-os com o molho. Perfume com folhas de tomilho previamente lavadas e secas 29 e, finalmente, sirva seus maltagliati ao ragu de peixe 30!

Conservação

Recomendamos consumir os maltagliati ao ragu de peixe assim que estiverem prontos. Você pode, se necessário, armazená-los na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1 dia.

Você também pode conservar a massa fresca a vácuo por no máximo 2 dias.

Você pode congelar os maltagliati em uma bandeja polvilhada com um pouco de semolina e, uma vez endurecidos, pode transferi-los para um saco de congelamento.

Conselho

Algumas ideias para tornar a preparação mais interessante? Com uma nota picante de pimenta e um toque fresco de manjericão, não tem erro. Por que não tentar adicionar mais sabor com tomates cereja ou datterini rapidamente salteados na frigideira? Você verá o sucesso que fará com seus amigos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.