Maltagliati com ragu de sépia

/5

APRESENTAÇÃO

Os maltagliati com ragu de lula são um prato principal que celebra a simplicidade e os sabores genuínos da culinária mediterrânea. Os maltagliati são uma massa fresca muito fácil de preparar e, graças à sua porosidade natural, consegue reter muito bem o molho. Este último é preparado a partir de um refogado de alho e filetes de anchovas picados finamente que, derretendo-se lentamente no óleo quente, conferem um sabor intenso e decidido ao ragu de peixe. Este é deixado para cozinhar lentamente, coberto, para que os sabores possam se concentrar e o molho possa se reduzir, atingindo a consistência ideal. Durante esta fase, o molho se enriquece ainda mais, tornando-se denso e saboroso, pronto para receber os maltagliati. Esta receita, que une a tradição da massa caseira com a riqueza do mar, é perfeita para aqueles momentos em que você deseja surpreender seus convidados com uma receita saborosa, mas sem recorrer a preparações muito complexas ou elaboradas.

Se você está procurando outras receitas de maltagliati, experimente também:

  • Maltagliati com ragu de peixe
  • Maltagliati com espinafre e ricota salgada
  • Maltagliati com favas e presunto cru
  • Maltagliati com salmão, porcini e tomatinhos confit
  • Gratinado de maltagliati

INGREDIENTES

Ingredientes para os maltagliati
Ovos 4 - médias
Farinha tipo 00 400 g
Sal 1 pitada
para o ragu de sépias
Sépias 500 g - limpas
Tomates pelados 400 g
anchovas em óleo 4 filés
Alho 2 dentes
Vinho branco seco 50 ml
Tomilho 3 raminhos
Salsa 2 colheres - para picar
Azeite virgem extra 3 colheres
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os maltagliati com ragu de lula, na bancada, disponha a farinha em forma de vulcão. Quebre 4 ovos no centro e adicione uma pitada de sal 1. Com a ajuda de um garfo, incorpore aos poucos a farinha 2 para depois poder amassar com as mãos. Forme uma massa lisa e homogênea 3, cubra com filme plástico e deixe descansar em um local fresco por cerca de 1 hora.

Enquanto isso, limpe as lulas, remova os tentáculos 4 e corte os sacos primeiro em tiras e depois em pequenos cubos 5. Corte também os tentáculos e os filetes de anchova 6.

Pique o alho com uma faca 7. Despeje o óleo em uma panela, adicione os filetes de anchova 8 e o alho 9.

Em seguida, adicione as lulas com os tentáculos 10, o tomilho 11 e refogue por alguns minutos. Despeje o vinho branco 12 e deixe evaporar toda a parte alcoólica.

Adicione os tomates pelados 13, ajuste o sal e a pimenta 14, misture e cubra com uma tampa 15. Cozinhe em fogo baixo até que o ragu de lula se reduza e as lulas estejam macias.

Enquanto isso, estenda a massa e forme uma folha com 1 mm de espessura. Enfarinhe bem e depois corte em tiras de 2 cm de largura 16, sobreponha e corte em losangos de 5 cm de comprimento 17. Espalhe os maltagliati 18.

Cozinhe-os em bastante água fervente salgada 19, escorra, adicione à frigideira 20 e salteie por alguns minutos. Desligue o fogo, adicione a salsa picada 21 e misture.

Sirva, adicione um pouco de ragu por cima 22, complete com mais salsa picada 23. Seus maltagliati com ragu de lula estão prontos para serem degustados 24.

Conservação

Os maltagliati com ragu de lula são um prato que dão o seu melhor quando servidos acabados de preparar, mas se sobrar, você pode armazená-los na geladeira, em um recipiente fechado por no máximo 1-2 dias.

Dica

Para um prato de sabor mais decidido e picante, você pode adicionar pimenta ao refogado inicial. Se desejar um prato com sabor mais rico e aromático, pode adicionar uma pitada de açafrão ao ragu.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.