Tagliatelle ao ragu de quintal

/5

APRESENTAÇÃO

Traga para a mesa o sabor da cozinha caseira com a receita de tagliatelle ao ragu de quintal! Um prato principal rico e substancioso, perfeito para um almoço de domingo em família ou para dias de festa, como por exemplo o menu de Páscoa. A Massa fresca de ovo (massa e formatos) feita em casa tem uma textura áspera e porosa que permite absorver melhor o molho, um ragu branco de carne preparado com peito de pato e peru. O molho aromático à base de erva-doce e cebolinha dará não apenas um sabor extra, mas também um toque criativo que renova a tradição graças ao seu perfume fresco primaveril. Fáceis e apetitosas, as tagliatelle ao ragu de quintal conquistarão tanto os comensais mais gourmet quanto os mais conservadores!

Se você gostou destas Tagliatelle ao ragu branco, não perca também:

 

INGREDIENTES

Para a massa fresca de ovo (para cerca de 650 g de tagliatelle)
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4
Sal fino quanto baste
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - (para polvilhar)
Para o ragu de quintal
Peito de peru 250 g
Peito de pato 250 g
Cebolinhas 4
Vinho branco 250 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de ervas
Cebolinha verde 60 g
Funcho selvagem 60 g
Azeite virgem extra 50 g
Água 50 g - fria
Para misturar
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - (para ralar)
Azeite virgem extra quanto baste
Para guarnecer
Manjerona quanto baste

Preparação

Para preparar as tagliatelle ao ragu de quintal, como primeiro passo, dedique-se à massa: disponha a farinha em forma de vulcão e despeje no centro os ovos ligeiramente batidos 1. Adicione uma pitada de sal 2 e comece a incorporar a farinha com um garfo 3.

Sove a massa primeiro com uma espátula 4 e depois com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea. Embrulhe em filme plástico 6 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos.

Retome a massa e corte-a ao meio 7, depois estenda-a com uma máquina de macarrão começando com a espessura mais larga 8, dando algumas dobras de reforço nas primeiras voltas, até obter folhas com cerca de 2 mm de espessura. Polvilhe a superfície com farinha de semolina e corte as folhas em retângulos com 30 cm de comprimento 9.

Polvilhe os retângulos com mais semolina 10, em seguida, enrole-os e corte-os em tiras com cerca de 7-8 mm de espessura 11. Desenrole as tagliatelle e polvilhe com mais semolina 12.

Enrole as tagliatelle na mão 13 para criar ninhos 14 e deixe-os descansar na superfície até o momento de usar 15.

Agora dedique-se à preparação do ragu: corte finamente os cebolinhos, incluindo a parte verde 16. Em uma panela, aqueça um fio de óleo, adicione os cebolinhos 17 e refogue por 8 minutos em fogo médio. Quando estiverem cozidos 18, retire da panela e reserve.

Corte o peito de peru e o de pato em tiras 19 e depois em pequenos cubos 20. Na mesma panela onde cozinhou os cebolinhos, aqueça mais um fio de óleo e adicione a carne 21. Doure por cerca de 10 minutos, em fogo alto, mexendo frequentemente.

Despeje vinho branco 22 e deglaça o fundo com uma colher de madeira, depois ajuste o sal e a pimenta 23. Quando toda a parte alcoólica tiver evaporado, adicione os cebolinhos 24.

Finalmente, adicione a água 25 e cozinhe em fogo médio por 20 minutos. Enquanto isso, dedique-se à preparação do molho de ervas: escalde a cebolinha e a erva-doce por um minuto 26, depois escorra e resfrie em água com gelo 27.

Escorra as ervas e esprema bem, depois coloque em um copo 28 junto com a água 29 e o óleo 30.

Bata com um mixer de imersão 31 até obter um molho liso e homogêneo 32. Cozinhe as tagliatelle em abundante água salgada fervente por 2-3 minutos 33.

Escorra diretamente no ragu 34. Adicione um pouco da água de cozimento da massa, um fio de óleo, o Parmesão ralado 35 e misture com o fogo desligado. Sirva e complete com algumas gotas de molho de ervas e folhas de manjerona. Suas tagliatelle ao ragu de quintal estão prontas para serem servidas 36!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as tagliatelle ao ragu de quintal.

Você pode preparar as tagliatelle com antecedência e deixá-las secar. O ragu pode ser guardado na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético; alternativamente, você pode congelá-lo.

Conselho

Você pode personalizar o ragu branco de quintal substituindo as carnes de peru e pato por frango, galinha-d'angola ou coelho, na proporção que preferir.

Para uma versão ainda mais aromática, você pode adicionar especiarias como zimbro ou louro durante o cozimento do ragu.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.