Mini pasqualine de massa filo

/5

APRESENTAÇÃO

A Torta Pasqualina é uma tradicional torta salgada de Páscoa caracterizada por muitas camadas de massa crocante e um recheio com acelga, queijo e ovos cozidos. Reduzindo esses elementos de tamanho, o resultado não muda… e então aqui estão as mini pasqualine de massa filo, uma graciosa variação em porção única! Fizemos cestas crocantes de massa filo que recebem um recheio macio de ricota e ervas, coroado por um pequeno ovo de codorna. Uma entrada deliciosa para o menu de Páscoa, mas também uma ideia original para o passeio de Segunda-feira de Páscoa! Siga nossas instruções para preparar as mini pasqualine de massa filo ou escolha uma destas outras versões em formato mini, mas não só:

 

INGREDIENTES

Para 12 mini pasqualine
Massa folhada 9 folhas
Ovos de codorna 12
Para o recheio
Ervas 250 g
Ricota de vaca 200 g
Ovos 3 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Alho 1 dente
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para pincelar
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar as mini pasqualine de massa filo, comece pelas ervas: elimine a base 1 e corte-as grosseiramente 2, depois coloque-as em uma panela grande onde você já aqueceu o óleo com um dente de alho 3.

Doure em fogo alto por alguns minutos 4, depois abaixe um pouco o fogo, cubra com a tampa e cozinhe por cerca de 15 minutos. No final do cozimento, o fundo deve estar quase seco 5, mas para garantir, transfira as ervas para uma peneira e pressione para eliminar o excesso de líquido 6. Deixe amornar.

Enquanto isso, prepare o recheio: coloque os ovos batidos em uma tigela onde você já colocou a ricota 7, depois adicione o Parmigiano Reggiano DOP ralado 8 e a noz-moscada 9.

Salgue 10 e apimente, depois misture tudo com um batedor. Por último, adicione as ervas bem escorridas 12 e misture para incorporá-las de forma homogênea.

Agora dedique-se às cestinhas de massa filo: pegue uma folha de massa filo e divida-a ao meio 13, depois sobreponha os retângulos obtidos e corte-os novamente ao meio no sentido do comprimento 14. Divida as tiras mais uma vez ao meio, de modo a obter 8 retângulos para cada folha de massa filo. Continue assim com todas as outras folhas 15.

Coloque um retângulo sobre a bancada e pincele levemente com manteiga derretida 16. Sobreponha um segundo retângulo na diagonal 17 e pincele também 18.

Coloque o terceiro retângulo sempre na diagonal, mas no sentido oposto 19 e pincele também este. Finalmente, coloque o quarto retângulo transversalmente em relação ao primeiro 20 e pincele novamente. Transfira tudo para uma forma de muffin que você já untou com manteiga e pressione para dar a forma de uma cestinha 21. Continue assim para fazer todas as cestinhas, você precisará de 4 retângulos para cada: lembre-se de untar sempre cada camada.

Quando todas as cestinhas estiverem prontas, encha-as com a mistura de ricota e ervas 22. Com a ajuda de uma colher, faça uma cavidade no topo 23 e deslize dentro dela um ovo de codorna, que você quebrou delicadamente 24.

Neste ponto, crie as tampas para as cestinhas: corte os retângulos restantes de massa filo com um cortador de massa de diâmetro ligeiramente inferior ao da forma de muffin 25. Sobreponha 2 círculos de massa filo para cada cestinha, sempre pincelando com um pouco de manteiga derretida 26 27.

Coloque as tampas assim feitas sobre o recheio de cada cestinha 28 e pincele levemente a superfície 29. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, depois ative o grill a 220°C e continue assando por 10 minutos até dourar. Retire do forno e sirva suas mini pasqualine de massa filo quentes ou à temperatura ambiente 30!

Conservação

As mini pasqualine de massa filo podem ser conservadas na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Para o recheio, você pode usar ervas, acelga ou espinafre!

Se preferir, pode substituir a ricota de vaca por ricota de ovelha, de sabor mais marcante.

Você pode pincelar as folhas de massa filo com óleo ou água em alternativa à manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.