Nhoque com pesto de ervas

/5

APRESENTAÇÃO

Vamos acabar de uma vez por todas com o famoso ditado quinta-feira é dia de nhoque, porque quando se fala dessa delícia, qualquer dia é ideal! Seja dos clássicos ou de batata roxa, até as versões mais criativas como os feitos de farinha de grão-de-bico ou ricota, o nhoque sempre vence. E para temperá-los, basta um pouco de manteiga e sálvia, molho de tomate ou um bom pesto. Hoje, portanto, nhoque com pesto de ervas para todos! A preparação é muito simples e o sabor é garantido. A textura macia e o sabor rústico do nhoque de espelta junto com o delicioso molho de pesto de ervas fazem deste prato principal uma delícia. É o dia certo para preparar nhoques com pesto de ervas e conquistar a todos!

INGREDIENTES

Batatas vermelhas 600 g
Farinha de espelta 150 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Pimenta fresca 1
Para o pesto de ervas
Ervas 300 g - já limpas
Gengibre fresco 15 g
Alho 2 dentes
Castanha de caju 70 g
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o nhoque com pesto de ervas, cozinhe as batatas por 30 a 50 minutos dependendo do tamanho 1. Assim que estiverem cozidas (sempre faça o teste com um garfo para garantir), escorra, descasque e amasse as batatas 2. Enquanto ainda estiverem bem quentes, coloque a farinha de espelta no meio e comece a amassar com uma pitada de sal 3.

Assim que os ingredientes estiverem bem integrados, transfira a massa para a bancada e forme uma esfera lisa 4. Faça rolinhos 5 e corte em bolinhas de 2 cm 6.

Conforme vai fazendo, disponha em uma assadeira com papel manteiga e polvilhe com farinha de espelta. Quando estiverem todas prontas, cubra com um pano de prato 7. Enquanto isso, descasque o gengibre e corte em rodelas, coloque em uma frigideira junto com o óleo e dois dentes de alho com casca 8. Assim que o fundo estiver quente, adicione as ervas limpas e lavadas 9.

Deixe murchar por alguns minutos, ajustando o sal e a pimenta 10, depois retire o alho e coloque as ervas no liquidificador junto com os cajus 11, e o óleo 12

e bata até obter um purê liso 13. Nesse ponto, leve uma panela com água e sal para ferver, depois mergulhe o nhoque 14 e quando subirem à superfície, escorra-os 15.

Despeje o pesto em uma frigideira e, com o fogo desligado, coloque primeiro um pouco de água do cozimento do nhoque 16 e depois o próprio nhoque 17. Misture rapidamente e adicione rodelas de pimenta sem sementes. Bom apetite, seus nhoques com pesto de ervas estão prontos 18.

Conservação

Não é aconselhável qualquer forma de conservação para os nhoques com pesto de ervas.

Conselho

Se as ervas não estiverem na estação ou ao gosto, basta fazer algumas pequenas variações na receita de nhoque com pesto de ervas. Portanto, no lugar delas, utilize couve e nozes torradas ou erva-doce e amêndoas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.