Onigiri

/5

APRESENTAÇÃO

No Japão, a tradição do bento, ou marmita, é particularmente enraizada, e os japoneses, com seu senso estético e cuidado com os detalhes pelos quais são renomados, transformaram a lunch box, que conhecemos comumente como lancheira ou marmita, em uma pequena obra de arte! Os protagonistas indiscutíveis desses práticos recipientes são os onigiri, adoráveis bolinhos de arroz em formato triangular, cilíndrico ou esférico, recheados com vários ingredientes e decorados com tiras de alga nori. Conhecida e transmitida há séculos na terra do Sol Nascente, esta receita chegou até nós através das telas dos desenhos animados japoneses mais famosos e agora explicamos como realizá-la em casa! As etapas às quais você deve prestar atenção particular são a preparação do arroz para sushi e a montagem, de forma a dar aos seus bolinhos de arroz um aspecto gracioso e atraente: como recheio sugerimos duas variantes simples de salmão e atum, mas você está sempre livre para personalizá-los e adicionar seus ingredientes favoritos! Seja para levá-los ao escritório para o almoço ou para servir no jantar junto com uma seleção de sushi diversos, um prato de ramen ou até mesmo uma simples Sopa de miso, os onigiri são um lanche leve e nutritivo que trará bom humor à mesa (ou à sua mesa de trabalho)!

Não perca também a receita dos Takoyaki, uma deliciosa comida de rua típica de Osaka!

INGREDIENTES

para o arroz (para 10 onigiri)
Arroz de sushi 400 g
Água 600 g
Para o recheio
Filé de salmão 70 g
Filetes de atum 70 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para decorar
Alga Nori 1 folha

Preparação

Para preparar os onigiri, comece com a preparação do arroz: coloque o arroz em uma peneira e enxágue bem sob água corrente 1, depois transfira para uma tigela e encha com água 2. Esfregue os grãos de arroz entre as mãos 3,

em seguida, troque a água na tigela para remover o amido liberado 4 e repita as mesmas operações até que a água fique clara 5. Neste ponto, despeje o arroz em uma panela 6,

adicione 600 g de água 7, cubra com uma tampa 8 e leve para ferver em fogo médio. Quando a água começar a ferver, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe o arroz por cerca de 12-13 minutos, sempre com a tampa. Após esse tempo, verifique se o arroz absorveu toda a água 9, em seguida, desligue o fogo e deixe o arroz descansar na panela com a tampa por mais 10 minutos.

Transfira o arroz para o hangiri, a tigela de madeira apropriada 10, e misture delicadamente com a colher de madeira para esfriar o arroz 11: o arroz não deve esfriar completamente. Passe para a preparação do peixe para o recheio: tempere o salmão com óleo 12, sal e pimenta, virando os filés de todos os lados para garantir que fiquem bem temperados.

Aqueça bem uma grelha e cozinhe o salmão por 3 minutos de cada lado 13, depois transfira para uma folha de papel absorvente para secar o óleo residual, se desejar, transfira para uma tigela e desfie grosseiramente com um garfo 14. Proceda da mesma forma com o atum: tempere os filés com óleo, sal e pimenta 15,

grelhe-os por 3 minutos de cada lado 16, seque-os delicadamente com papel absorvente 17, depois desfie o atum em uma tigela com os dentes de um garfo 18.

Agora você pode começar a montar os onigiri: molhe as mãos em uma tigela cheia de água, para manusear melhor o arroz 19, depois esfregue as palmas com um pouco de sal fino para temperar o arroz enquanto forma os bolinhos. Pegue um punhado de arroz e achate na palma de uma mão 20; adicione uma colher cheia de salmão ou atum desfiado 21

e cubra com outra porção de arroz 22, em seguida, modele o arroz entre as mãos até formar um triângulo 23. Considere que para cada triângulo você precisará de cerca de 100 g de arroz e com essas quantidades obterá cerca de 10 onigiri. Agora pegue a folha de alga nori e corte em tiras de cerca de 2 cm de largura 24

e 5 cm de comprimento 25. Anexe as tiras obtidas na base de cada onigiri, pressionando o arroz até que fiquem presas por conta própria 26. Seus onigiri estão prontos para serem saboreados 27!

Conservação

Você pode conservar os onigiri na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Esta é apenas uma das muitas versões de onigiri que podem ser compradas ou feitas à mão! Mantendo a base de arroz, você pode se divertir com o recheio: por exemplo, você pode usar salmão defumado ou pular a etapa de cozimento do peixe e rechear os onigiri com um tartare de atum ou salmão fresco (certificando-se de que foi previamente congelado). Como alternativa ao peixe, você pode usar carne de frango ou optar por uma versão vegetariana, adicionando um recheio de legumes em cubos ou pedaços de omelete. Além disso, você pode adicionar molho de soja ao recheio ou servi-lo à parte junto com o indispensável wasabi!

Se você está procurando uma alternativa mais simples para o almoço para levar, experimente a lancheira com cuscuz e salmão!

Curiosidade

Os onigiri podem ser encontrados em várias formas, mas a mais comum é certamente a triangular. Segundo uma lenda, os viajantes antigamente davam ao arroz uma forma triangular para lembrar o perfil de uma montanha e assim pedir proteção aos espíritos que, segundo a filosofia xintoísta, habitam em cada elemento da natureza. Segundo uma explicação mais pragmática, no entanto, a forma triangular seria a mais eficiente para aproveitar ao máximo o espaço dos recipientes em que os onigiri são vendidos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.