Pães chineses no vapor (mantou)

/5

APRESENTAÇÃO

Os mantou são os tradicionais pães chineses no vapor com aparência alva e consistência macia como uma nuvem! A Massa para pão deste tipo particular de pão é igual à dos Baozi, que podem ser considerados simplesmente a versão recheada dos mantou. A cocção no vapor e a nota doce do açúcar, acentuada pela total ausência de sal, conferem a estes pequenos pãezinhos um sabor e aroma muito delicados. Os mantou são, portanto, perfeitos para saborear pela manhã com cremes ou geleias para um café da manhã diferente do habitual, mas também podem se revelar uma alternativa deliciosa aos nossos clássicos Pãezinhos de leite ou Pães de óleo, sem lactose assim como estes últimos... tentem também esta simples preparação e nos contem como saborearam os pães chineses no vapor! Enquanto isso, vocês podem se inspirar para recheá-los com a famosa Cistecca.

Se vocês amam experimentar a cozinha fusion, provem os Bao no vapor com costelas de wagyu.

INGREDIENTES
Para cerca de 12 pãezinhos
Farinha tipo 00 330 g - (muito refinada)
Água 150 g - à temperatura ambiente
Açúcar 80 g
Fermento biológico seco 6 g

Preparação

Para preparar os mantou, despeje a água na tigela de uma batedeira equipada com gancho 1, adicione o fermento seco 2 e misture brevemente com uma colher para dissolvê-lo 3.

Adicione a farinha de trigo 4 e o açúcar 5 e ligue a batedeira na velocidade mínima por 5-6 minutos 6.

Quando a mistura estiver compacta 7, transfira para a bancada levemente enfarinhada e trabalhe-a brevemente para dar-lhe uma forma redonda e lisa 8. Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico 9 e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 40 minutos.

Após o tempo de fermentação 9, transfira a massa para a bancada polvilhada com um pouco de farinha e achate-a levemente com os dedos. Divida a massa em 3 porções com a ajuda de uma espátula 10, formando em seguida rolinhos 12.

Elimine as extremidades dos rolinhos com a espátula, depois corte-os em pedaços pesando cerca de 30-40 g cada 13. Alinhe as bordas da massa para obter uma forma retangular, depois coloque cada pedaço sobre um quadrado de papel manteiga 14. Transfira os pãezinhos com sua base de papel manteiga para uma bandeja, cubra com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente por mais 40 minutos 15.

Passado esse tempo, você está pronto para a cocção 16: leve a água da panela a vapor para ferver, coloque os pãezinhos dentro e feche com a tampa. Cozinhe por 8-9 minutos, depois desligue o fogo e deixe repousar tampado por alguns minutos: assim, a massa não rachará e permanecerá bem lisa 17. Sirva seus mantou na típica cestinha de bambu 18!

Conservação

Os mantou podem ser conservados por 1-2 dias, fechados em um saco plástico. Você pode congelá-los antes da cocção, tendo o cuidado de deixá-los descongelar na geladeira antes de cozinhá-los.

Conselho

A farinha de trigo é uma farinha muito refinada de cor branca que pode ser comprada em lojas de alimentos étnicos: se não conseguir encontrá-la, você pode usar a farinha 00.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.