Panetone sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Para alguns, não é Natal sem pandoro, para outros sem o clássico Panettone. Este Natal será ainda mais especial com a receita do panetone sem glúten: toda a bondade e o aroma das festas em um doce adequado para todos. Basta ter o cuidado de utilizar apenas ingredientes certificados sem glúten, como ao preparar os biscoitos de Natal sem glúten, e ter a paciência de ver crescer, fase após fase, a massa. No forno se desenvolverá um aroma delicioso e você estará ansioso para cobrir seu panetone sem glúten com chocolate amargo para compartilhá-lo com amigos e familiares.

Descubra também estas variações de panetone:

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha de pão sem glúten 70 g
Água 60 g - morna
Levedura de cerveja fresca sem glúten 15 g
Malte de arroz sem glúten 1 colherinha
Para a primeira massa
Farinha de pão sem glúten 280 g
Açúcar 80 g
Gemas 2 - (de ovos médios)
Manteiga 70 g - macio
Água 150 g - morna
Para a segunda massa
Farinha de pão sem glúten 50 g
Manteiga 20 g - macio
Gemas 2 - (médios)
Casca de limão 1
Casca de laranja 1
Frutas cristalizadas sem glúten 150 g
Para pincelar e cobrir
Manteiga 30 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Chocolate amargo 300 g
Chocolate amargo 80 g - em lascas

Para preparar o fermento

Para preparar o panetone sem glúten, comece pelo fermento: em uma tigela esfarele o fermento fresco, adicione o malte de arroz 1 e metade da água morna 2. Em seguida, misture com uma colher 3

e assim que o fermento se dissolver, adicione a farinha e a água morna restante 4. Misture 5 até que fique completamente absorvido para obter uma massa lisa e sem grumos. Cubra com filme plástico 6 e deixe fermentar por uma hora a uma temperatura de cerca de 26º.

Para a primeira massa

O fermento terá dobrado de volume 1, você pode despejá-lo em uma tigela grande e desinflá-lo com batedores elétricos com gancho. Adicione também o açúcar 2 e misture por alguns minutos 3.

Em seguida, adicione as gemas 4 e continue misturando com os batedores em velocidade média. Assim que as gemas estiverem incorporadas, adicione aos poucos a farinha e a água morna 5 6. Trabalhe tudo por pelo menos 15 minutos.

Depois, adicione a manteiga amolecida em pedaços 7, um pedaço de cada vez, esperando que seja absorvido antes de adicionar o próximo. Uma vez que toda a manteiga tenha sido incorporada, trabalhe em velocidade máxima por cerca de 10 minutos 8. Cubra a tigela com filme plástico 9 e deixe fermentar no forno desligado com a luz acesa por pelo menos 3 horas: deverá dobrar de volume.

Para a segunda massa

Recupere a massa 1 e trabalhe com os batedores em velocidade baixa para desinflá-la 2. Em seguida, adicione 40 g de açúcar e as gemas 3.

continue misturando 4. Adicione também 50 g de farinha 5 e trabalhe sempre com os batedores elétricos até que seja completamente absorvido. Finalmente, adicione 20 g de manteiga em pedaços, sempre um pouco de cada vez 6.

Uma vez absorvido, aromatize com raspas de limão e laranja 7 e, após 5 minutos, adicione as frutas cristalizadas 8, continuando a misturar por pelo menos 10 minutos. Distribua uniformemente a massa na forma de panetone de 750 g, cubra com filme plástico 9 e deixe fermentar no forno desligado com a luz acesa por pelo menos 2 horas: a massa deve chegar à borda da forma.

Para cozinhar e decorar

Após 2 horas, retire a forma que terá chegado à borda da forma, remova o filme plástico e pincele com manteiga derretida morna 1. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 180º: nos primeiros 15 minutos, coloque-o na prateleira mais baixa do forno. Depois, abra rapidamente o forno para cobrir com uma folha de alumínio; continue assando por mais 35 minutos. Verifique de vez em quando (sem abrir mais o forno) e antes de retirá-lo, faça o teste do palito para verificar se está assado. Desligue o forno e espere 10 minutos antes de retirar. Depois, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Enquanto isso, prepare a cobertura: em uma panela, despeje o creme de leite e leve quase à fervura. Pique o chocolate amargo 2, coloque-o em uma tigela pequena e despeje o creme quente 3.

Misture rapidamente até que o chocolate esteja completamente derretido 4. Despeje a mistura sobre a superfície do panetone distribuindo-a delicadamente com uma espátula 5 e deixando escorrer também nas bordas. Polvilhe com o chocolate amargo em lascas 6 e sirva seu panetone sem glúten.

Conservação

O panetone se conserva por 3-4 dias bem embrulhado em filme plástico.

Pode ser congelado depois de assado.

Dica

No lugar das frutas cristalizadas mistas, você pode usar apenas laranja cristalizada ou criar uma mistura com gotas de chocolate sem glúten também no interior.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.