Pão brioche de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

O pão recém-assado sempre tem um grande charme. Quando se trata de um pão doce, a emoção é amplificada, como no caso deste suavíssimo pão brioche de abóbora. Um verdadeiro festival de doçura e maciez, um momento de prazer doce para se conceder no café da manhã ou como um "mata fome" à tarde. Bom para morder simples, com o toque extra de sabor dado pelas uvas-passas, e perfeito para espalhar: manteiga salgada, geleias... escolha como combinar e você ficará surpreso a cada vez! Ficamos tão encantados com esta preparação que decidimos transformar a massa tanto na versão clássica em formato de caixinha quanto em deliciosos pãezinhos! A maior satisfação? Preparar o pão brioche de abóbora completamente caseiro, fazendo-o crescer lentamente; temos certeza de que saboreá-lo assim será uma história completamente diferente... para contar!

Com a mesma massa, você pode fazer estas divertidas abobrinhas de pão brioche temáticas de Halloween!

E se você está procurando um pão salgado com abóbora, experimente nossa focaccia!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 8 pães ou para 2 formas de 20x11 cm)
Farinha Manitoba 300 g
Farinha tipo 00 170 g
Abóbora 400 g - (já limpa)
Leite inteiro 40 g
Manteiga 30 g - à temperatura ambiente
Ovos 53 g - (cerca de 1)
Açúcar 100 g
Fermento biológico seco 3 g
Sal fino 5 g
Uvas passas 60 g
Fava de baunilha 1
para pincelar
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 1 colher

Para preparar o pão brioche

Para preparar o pão brioche de abóbora, comece cortando a vagem de uma baunilha e removendo as sementes internas 1 que você reservará para perfumar a massa: coloque a vagem em uma panela para vapor com água 2. Acenda o fogo para aquecer a água. Enquanto a água é aromatizada, prossiga com a limpeza da abóbora: retire a casca externa 3, as sementes internas e os filamentos com uma colher, depois corte-a em fatias finas.

Coloque a panela de vapor, onde você terá disposto as fatias de abóbora, na panela 4. Cubra com a tampa 5 e deixe cozinhar a abóbora no vapor por cerca de 30 minutos ou até ficar macia. Para verificar o cozimento, você pode fazer o teste do palito. Quando estiver amolecida, amasse a abóbora com um espremedor de batatas em uma tigela grande 6 e mantenha-a aquecida. Se você já tiver abóbora cozida, pode usar 360 g para esta receita.

Neste ponto, prepare a massa: em uma batedeira equipada com gancho, adicione as duas farinhas peneiradas, o açúcar 7, o fermento 8 e o ovo batido 9.

Adicione também a polpa de abóbora ainda quente 10 e, enquanto mistura em velocidade mínima, adicione o leite à temperatura ambiente em fio 11. Continue trabalhando e, quando a massa estiver homogênea, adicione as sementes da vagem de baunilha 12. Deixe a batedeira funcionar por mais 10 minutos.

Finalmente, adicione o sal 13 e deixe a batedeira, em velocidade média, incorporar o ingrediente à massa. Em seguida, adicione a manteiga ligeiramente amolecida à temperatura ambiente, pouco a pouco 14. Adicione um pedaço sempre que o anterior tiver sido completamente absorvido pela massa. Quando a massa estiver bem ligada ao gancho, adicione as uvas-passas (não é necessário deixá-las de molho previamente) 15: deixe que sejam incorporadas, deixando a batedeira funcionar por mais 3-4 minutos.

A massa agora estará ligada ao gancho e as uvas-passas bem incorporadas aos outros ingredientes 16: transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente untada (se preferir, você pode untar as mãos para facilitar o trabalho com a massa) e faça dobras para fortalecê-la, trazendo as bordas para dentro 17. Depois de trabalhá-la, dê-lhe uma forma esférica e coloque-a em uma tigela que você colocará em um forno desligado com a luz acesa para crescer por 2 horas e 30 minutos ou até dobrar de volume 18.

Após o tempo necessário, transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e dê-lhe a forma de um filão 19. Divida o filão em 8 pedaços de aproximadamente 130 g cada 20 e forme pequenas bolas de massa 21.

Coloque 4 delas ao lado umas das outras em uma forma de pão de 20x11 cm untada e enfarinhada e repita a operação para a segunda forma 22 (você pode, alternativamente, usar uma forma única com o dobro das medidas indicadas; alternativamente, se você não tiver duas formas do mesmo tamanho, pode fazer o pão brioche clássico em forma de caixinha e deixar o restante da massa crescer formando pãezinhos, como indicado na caixa abaixo). Deixe crescer no forno desligado com luz acesa por mais 1 hora ou até dobrar de volume. Após a última fermentação, pincele o pão brioche de abóbora com a gema batida com creme de leite 23 e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos (se você não tiver um forno estático, mas ventilado, pode assar a 160°C por 20 minutos), lembrando de sempre fazer o teste do palito para verificar o cozimento. Após o tempo de cozimento, retire a forma do forno 24, deixe descansar por 10 minutos antes de saborear este macio pão brioche de abóbora!

...e se você não tiver a forma..!

Se você não tiver as formas de pão indicadas, se possuir apenas uma ou se preferir dar uma forma diferente a esta massa, pode seguir como indicado anteriormente para preparar a massa. Uma vez fermentada, faça um filão para obter 8 pedaços de aproximadamente 130 g cada 1: dê a cada um a forma de uma bolinha 2 e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, bem espaçadas umas das outras 3.

Bata a gema com o creme de leite fresco líquido 4 e pincele toda a superfície dos pãezinhos 4 e deixe crescer por uma hora em forno desligado com luz acesa: devem dobrar de volume. Depois, asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos (se você tiver um forno ventilado, asse a 160°C por cerca de 20 minutos). Depois, retire a assadeira do forno, deixe seus pãezinhos de abóbora descansarem por cerca de 10 minutos e os pãezinhos estão prontos 6!

Armazenamento

O pão brioche de abóbora pode ser conservado em temperatura ambiente sob uma cúpula de vidro por cerca de 2 dias.

Se você usou apenas ingredientes frescos e não descongelados, pode também congelar a preparação já assada. É possível também congelá-la crua, antes da última fermentação: para finalizar a preparação, descongele à temperatura ambiente e proceda conforme a foto-receita.

Conselho

Para uma massa ainda mais perfumada, aromatize com a casca não tratada de um limão, uma laranja ou um limão-taiti. E para quem não resiste às guloseimas, sugerimos substituições irresistíveis: gotas de chocolate ou pistaches picados no lugar das uvas-passas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.