Pão de nozes sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Quem experimenta pela primeira vez o pão caseiro não consegue mais ficar sem, com sua massa macia envolta por uma casquinha crocante que conquista à primeira mordida. E prepará-lo é mais fácil do que se pensa: com poucos ingredientes e uma receita simples, pode-se dar vida à magia da fermentação que não ficará devendo nada aos fornos mais renomados. E então, quer colocar a satisfação de tê-lo feito com suas próprias mãos? Nós, em termos de pães, não deixamos nada a desejar: do mais tradicional pane cafone ao mais sofisticado pão com beterrabas. Com esta receita, pensamos em um pão especial dedicado a quem é intolerante ao glúten, feito com uma mistura de farinhas e enriquecido com nozes crocantes. Além disso, decidimos aproveitar a presença das nozes e de duas importantes farinhas como a integral de arroz e a de trigo sarraceno para não adicionar sal. O resultado? Um pão perfumado, indicado também para quem segue uma dieta com baixo teor de sódio.
Perfeito para acompanhar queijos e embutidos, mas também com deliciosas pastas de barrar, para um lanche saboroso. Fragrante e leve, este pão de nozes conquistará a todos e, graças à sua digestibilidade, você poderá se permitir uma fatia extra!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 26X10 cm
Fécula de batata 125 g
Farinha de arroz integral 125 g
Farinha de trigo sarraceno 75 g
Farinha de milho 75 g
Fermento biológico seco 5 g
Mel 10 g
Água 475 g - em temperatura ambiente
Miolo de nozes 150 g
Óleo de sementes quanto baste - para untar a forma

Preparação

Para preparar o pão de nozes, comece picando grosseiramente as nozes já descascadas com uma faca 1. Depois, em uma tigela grande, peneire as farinhas: a farinha de arroz integral 2, a farinha de trigo sarraceno 3,

o amido de batata 4 e a farinha de milho 5. Em seguida, adicione o fermento biológico seco 6,

e o mel 7; comece a misturar com um garfo os ingredientes, despejando a água em temperatura ambiente em fio 8. A massa deve ficar bastante líquida 9.

Por último, adicione também as nozes picadas 10. Cubra a tigela com filme plástico 11 e deixe a massa fermentar por 2 horas no forno desligado com a luz acesa. Passado o tempo de fermentação, a sua massa terá aumentado de volume cerca do dobro 12.

Pegue uma forma retangular de 26X10 cm (a de pão de forma será adequada), unte-a com óleo de sementes no fundo e nas bordas 13. Despeje a massa na forma 14 e nivele-a com uma espátula 15;

Neste ponto 16, cubra com filme plástico e deixe fermentar novamente no forno desligado com a luz acesa, até que atinja a borda 17, o que levará cerca de 2 horas. Passado o tempo de fermentação, pré-aqueça o forno a 220°C, colocando no forno uma panela cheia de água para favorecer a umidificação e evitar que o pão seque demais durante o cozimento. Asse o pão na grade inferior do forno por 50 minutos, retirando a panela com água apenas após os primeiros 20 minutos de cozimento. Retire o pão de nozes do forno e deixe esfriar um pouco, depois vire-o sobre uma grade para que esfrie completamente antes de servir 18.

Conservação

Conserve o pão de nozes em um saco de papel por 2-3 dias. É possível congelar o pão de nozes; nesse caso, recomendamos torrá-lo no forno antes de consumi-lo.

Conselho

Como alternativa às nozes, você também pode usar outras frutas secas como avelãs ou pinhões, ou uma mistura que contenha vários tipos diferentes.

Para uma correta preparação de receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que apresentem o símbolo do trigo cortado na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo prontuário da AIC, Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.