Pimentões agridoce

/5

APRESENTAÇÃO

Os pimentões em agridoce são uma iguaria versátil e saborosa, para servir como aperitivo com crostinis crocantes ou para acompanhar pratos principais de carne e peixe, como um apetitoso acompanhamento que realça até os pratos mais simples. Protagonistas indiscutíveis da temporada de verão, os pimentões estão entre os vegetais mais amados por sua doçura, bons crus para enriquecer uma salada, mas ótimos também cozidos, como na versão Pimentões assados com alcaparras ou para temperar deliciosos primeiros pratos, como a Pasta com creme de pimentões. E quando estão abundantes, a solução sempre foi as conservas tradicionais, perfeitas para saborear os vegetais também fora de temporada. Prepare seus potes de vidro e vá para o fogão, a partir de hoje sua despensa ficará ainda mais rica e colorida com os pimentões em agridoce!

Aqui estão outras receitas com pimentões que você não pode perder:

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 potes de 500 ml
Pimentões vermelhos 750 g
Pimentão amarelo 750 g
Açúcar 125 g
Sal fino 50 g
Vinagre de maçã 1 l

Preparação

Para preparar os pimentões em agridoce, comece pela sanitização dos potes e tampas, fazendo referência às diretrizes do Ministério da Saúde cujo link também se encontra no final da receita. Enquanto os potes fervem, lave e seque os pimentões, retire o pedúnculo 1, remova as sementes e as fibras internas 2, depois divida-os em 4 partes 3

de cada pedaço corte tiras finas (4-5). Depois, em uma panela grande, coloque o vinagre de maçã 6

o açúcar 7, o sal e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando o açúcar e o sal estiverem dissolvidos, adicione os pimentões 8 e tampe. Os pimentões devem cozinhar, mas não desmanchar: isso levará cerca de 20 minutos, mas verifique após uns 15 minutos, pois o tempo pode variar dependendo da espessura dos pimentões. Uma vez prontos 9

escorra recolhendo o líquido de cozimento em uma tigela 10; deixe escorrer até esfriar completamente, isso levará pelo menos umas 2 horas. Agora, coloque os pimentões nos potes sem chegar até a borda (deixe 2 cm da borda) 11, cubra-os completamente com o líquido de cozimento, agora frio 12, o líquido deve ultrapassar pelo menos 1 cm o nível dos vegetais.

Para evitar que os alimentos flutuem no líquido, recomenda-se o uso de espaçadores plásticos para inserir dentro do pote 13. Feche bem os potes apertando bem as tampas 14 e prossiga com a pasteurização, ou seja, a fervura dos potes, sempre respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde que você encontra no final da ficha 15. Sempre verifique se o vácuo foi criado: pressionando o centro da tampa, você não deve ouvir o "click-clack".

Conservação

Guarde os pimentões em agridoce na despensa, em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor, por cerca de 3 meses.

Recomenda-se esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a conserva.

Uma vez abertos, consuma em poucos dias, no máximo 3-4 dias. Por isso, recomenda-se o uso de pequenos potes, você pode também preenchê-los com 4 de 250 g para evitar uma abertura prolongada.

Conselho

Para quem não quer abrir mão do toque picante, basta adicionar pimentas verdes (sempre inseridas já cozidas), uma nota alegre que tornará os pimentões em agridoce ainda mais convidativos!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir meticulosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se obterá a mesma segurança alimentar que conservas e geleias produzidas profissionalmente apresentam. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.