Spaghetti alla puttanesca
- Fácil
- 40 min
- Kcal 471
O polvo à luciana é uma receita típica da Campânia que deve seu nome ao vilarejo de pescadores de Santa Lucia, perto de Nápoles: especializados na pesca do polvo verdadeiro, os chamados “luciani” costumavam cozinhá-lo lentamente no molho de tomate para torná-lo macio e suculento. O molhinho temperado com alho, azeitonas e alcaparras, além disso, é ótimo não apenas para fazer a famosa “scarpetta”, mas também para temperar massas, como na receita dos espaguete à luciana! O segredo desta simples receita está na própria água do polvo que é liberada durante o cozimento, tornando desnecessária a adição de outros líquidos. Ideal para preparar também com os Polvinhos ao molho ou os Polvinhos à luciana, o polvo à luciana é um delicioso prato principal que também pode se transformar em uma irresistível entrada de frutos do mar servida sobre crostini de pão!
Descubra também estas deliciosas receitas com polvo, tradicionais e não:
Para preparar o polvo à luciana, primeiro aqueça um fio de azeite em uma panela com os dentes de alho 1, depois adicione os tomates cereja inteiros 2 e o molho de tomate 3.
Adicione também as azeitonas 4 e as alcaparras dessalgadas 5, depois coloque o polvo inteiro 6.
Cubra com a tampa 7 e deixe cozinhar lentamente por cerca de 40 minutos. Após esse tempo, verifique se é fácil espetar com os dentes de um garfo 8, depois retire o polvo e reserve. Continue a cozinhar o molho em fogo médio por mais 10-15 minutos 9.
Enquanto isso, limpe o polvo removendo o bico 10 e os olhos 11. Coloque o polvo de volta no molho reduzido e transfira tudo para um prato de servir. Decore com salsinha picada 12 e sirva o polvo à luciana acompanhado de fatias de pão!