Ravioli recheados com galinha-d'angola e Grana Padano

/5

APRESENTAÇÃO

A Massa fresca de ovo (massa e formatos) é uma verdadeira paixão, indescritível o momento em que ovos e farinha se transformam em lâminas finas prontas para receber um recheio saboroso. Hoje também queremos deliciar vocês com um prato principal tão rico e apetitoso: raviolis recheados com galinha-d'angola e Grana Padano. São perfeitos para preparar para um almoço de Natal ou para surpreender seus convidados no Ano Novo, como alternativa à clássica Galinha-d'angola recheada! O recheio saboroso dos raviolis é feito com um ragù de galinha-d'angola, enriquecido com as notas salgadas e inconfundíveis do Grana Padano DOP. Um encontro único abraçado pela macia e fina massa fresca com ovos, esticada com maestria para confeccionar esses cofres de sabores genuínos. Experimentem também os raviolis recheados com galinha-d'angola e Grana Padano e os Ravioli recheados com frango caipira, perfeitos para as festas!

INGREDIENTES

Para o ragù de galinha-d'angola
Galinha d'angola ½
Grana Padano DOP 60 g - para ralar
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Chalota 1
Caldo de carne 500 g - aproximadamente
Conhaque 10 g
Louro 2 folhas
Sálvia quanto baste
Tomilho quanto baste
Alecrim quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a massa fresca (para cerca de 20 raviolis)
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3 - médias
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
Para temperar
Manteiga 80 g
Grana Padano DOP quanto baste - para ralar
Miolo de nozes 8
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Sálvia quanto baste

Preparação

Para preparar os raviolis recheados com galinha-d'angola e Grana Padano, primeiro prepare o Caldo de carne seguindo a receita no nosso site e mantenha-o aquecido, depois dedique-se ao ragù: desosse a galinha-d'angola 1, remova a pele 2 e corte 250 g de carne em pedaços de cerca de 2 cm 3.

Limpe e pique o aipo 4, a cenoura 5 e a chalota 6.

Aqueça um fio de azeite em uma panela, adicione a galinha-d'angola 7 e doure por 5 minutos em fogo alto, mexendo frequentemente 8, depois despeje o conhaque 9 e deixe evaporar.

Adicione os legumes picados 10 e refogue por alguns minutos, depois despeje uma concha de caldo quente 11 e aromatize com folhas de louro 12.

Adicione também as ervas aromáticas que você já picou 13, abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por 60 minutos, adicionando mais caldo conforme necessário. Depois desse tempo, o ragù deve estar seco, então remova as folhas de louro, adicione sal, pimenta 14 e deixe esfriar 15.

Enquanto isso, prepare a massa fresca com ovos: coloque a farinha e os ovos em uma tigela 16 e misture a massa com as mãos 17, depois continue trabalhando na bancada até obter uma massa lisa, elástica e homogênea 18. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Quando o ragù esfriar, adicione o Grana Padano DOP ralado 19 e misture bem para incorporá-lo uniformemente 20, depois leve à geladeira até o momento de usar 21.

Após o tempo de descanso da massa fresca, use uma máquina de macarrão para obter lâminas com espessura de 1-2 mm 22. Coloque as lâminas sobre um pano polvilhado com um pouco de sêmola e distancie as porções de recheio cerca de 5 cm uma da outra 23, depois umedeça levemente as bordas com um pincel 24.

Cubra com uma segunda lâmina e pressione ao longo das bordas para aderir 25. Finalmente, corte os raviolis com um cortador de massa de 6 cm de diâmetro 26 e coloque os raviolis obtidos em uma bandeja polvilhada com sêmola 27; com essas quantidades, você obterá cerca de vinte.

Quando todos os raviolis estiverem prontos, você pode proceder com o cozimento: leve ao fogo uma panela com água salgada e cozinhe os raviolis por 3-4 minutos 28. Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panelinha 29 até que fique cor de noz 30.

Escorra os raviolis 31 e coloque-os nos pratos de servir 32, depois regue com a manteiga cor de noz 33.

Complete com as ervas aromáticas 34, os pedaços de noz 35 e uma generosa porção de Grana Padano DOP ralado: seus raviolis recheados com galinha-d'angola e Grana Padano estão prontos para serem servidos 36!

Conservação

Recomenda-se cozinhar os raviolis recheados com galinha-d'angola e Grana Padano na hora. Os raviolis cozidos podem ser conservados na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético.

Se desejar, você pode preparar os raviolis com antecedência e congelá-los crus por no máximo 2 meses, para cozinhá-los diretamente do congelador.

Conselho

Para um molho de sabor mais intenso, você pode adicionar as ervas aromáticas diretamente na panelinha quando estiver derretendo a manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.