Risoto ao Champagne e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

Entre os pratos principais sofisticados que não podem faltar no menu das festas, os risotos têm um lugar de destaque! Do tradicional Risoto de frutos do mar ao mais extravagante Risoto de alcaçuz e camarões, a lista é longa e saborosa! O risoto ao champagne e camarões é uma dessas receitas, particularmente refinada e rica, que não se prepara todos os dias e, por isso, é adequada para grandes ocasiões. Pela combinação muito delicada, mas ao mesmo tempo saborosa de borbulhas e crustáceos, este risoto entrou, com o passar do tempo, naquelas receitas puramente típicas do período que vai do Natal ao Ano Novo. O risoto ao champagne e camarões é uma ideia original e ao mesmo tempo simples de realizar, que fará você brilhar na mesa!

Se você é fã de camarões, experimente também estes pratos principais:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para o risoto
Arroz Carnaroli 320 g
Sal fino quanto baste
Manteiga 40 g
champanhe 375 ml
Lagostins 800 g
Salsa 1 ramalhete
Casca de limão 1
Azeite virgem extra quanto baste
Orégano quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o caldo de camarões
Azeite virgem extra 3 colheres - cerca de
Sal fino quanto baste
Lagostins quanto baste - (desperdícios)
Água 2 l
Aipo 2 talos
Alhos-porós 2
Tomates rama 2
Cenouras 1
Manjericão 2 punhados
Tomilho 2 raminhos

Preparação

Para preparar o Risoto ao Champagne e camarões, comece pelos legumes para o caldo, corte grosseiramente o aipo 1, a cenoura com toda a casca, os tomates 3 e os alhos-porós.

Prepare a trituração de salsa que você usará para temperar o tartar de camarões. Limpe agora os camarões, retire as carapaças 4, elimine o intestino e corte em tartar metade dos camarões 5 e o restante ao meio no sentido do comprimento 6.

Neste ponto, aqueça um fio de azeite em uma panela de bordas altas e toste os legumes 7 por alguns minutos em fogo alto, adicione as ervas aromáticas 8 e as carapaças 9,

os tomates cortados e cubra com água fria 11. O caldo deve cozinhar por pelo menos 30 minutos em fogo médio-baixo, depois você pode coá-lo 12 e mantê-lo aquecido para o cozimento do arroz.

Tempere o tartar de camarões com raspas de limão 13, salsa, azeite 

sal e pimenta 16, misture e reserve para misturar ao arroz 17. Em uma panela onde você também cozinhará o arroz, aqueça bem um fio de azeite e doure os camarões deixados inteiros 18.

Doure-os por cerca de 5 minutos sem virá-los 19. Retire os camarões 20 e na mesma panela comece a torrar o arroz 21 com uma pitada de sal por cerca de 3-4 minutos.

Molhe com o champagne 22, que você usará todo no início, despejando-o em duas vezes e deixando absorver bem. Continue o cozimento por cerca de 15 minutos, molhando com o caldo de camarões 23 conforme necessário. Cerca de 3 minutos antes do final, adicione os camarões dourados 24, reservando alguns para decorar o prato.

Fora do fogo, adicione os camarões em tartar 25, a manteiga 26 e a pimenta, misture para amalgamar. Sirva o risoto decorando o prato com os camarões dourados restantes e os raminhos de orégano 27.

Conservação

Você pode conservar o risoto ao Champagne e camarões em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira por um dia.

Conselho

Dica que salva sabor e finanças: o champagne torna este risoto especial, mas, dado o custo, você pode substituí-lo sem muitos arrependimentos por um prosecco ou um vinho branco (não doce, por favor), com os quais você poderá acompanhar o prato, como manda a tradição.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.