Risoto com brócolis e pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com brócolis e pecorino é uma maneira saborosa e genuína de trazer à mesa os vegetais da estação. Esta deliciosa variação do Risoto com brócolis é enriquecida com um creme à base de creme de leite feito com os talos e sobras do vegetal, uma ideia prática de evitar desperdícios que dá ao prato uma consistência ainda mais macia e aveludada.

O aroma da casca de limão e o toque picante da pimenta adicionam frescor e vivacidade ao sabor marcante do queijo, para um prato principal original e tentador.

Perfeito para a chegada dos primeiros frios, o risoto com brócolis e pecorino vai surpreender a todos agradavelmente desde a primeira garfada.

Aqui estão outras receitas deliciosas de arroz com brócolis:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Brócolis 400 g - (para limpar)
Chalota 50 g
Caldo de legumes 1 l
Vinho branco 50 g
Pimenta fresca 1
Tomilho 2 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o creme de brócolis
Creme de leite fresco líquido 30 g
Suco de limão 20 g
Para finalizar e completar
Manteiga 40 g - frio
Queijo pecorino 50 g - (para ralar)
Casca de limão quanto baste
Pimenta em pó quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto com brócolis e pecorino, primeiro faça o caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Limpe o brócolis: retire as folhas externas e separe as pequenas inflorescências 1, depois limpe o talo removendo as partes externas mais duras 2 e corte-o em cubos 3.

Leve uma panela de água salgada para ferver e escalde as partes externas e internas do talo por cerca de 5 minutos, ou até que fiquem macias 4. Escorra e transfira para um copo medidor, em seguida adicione o suco de limão 5 e o creme de leite 6.

Bata com um mixer de imersão 7 até obter um creme liso e homogêneo 8. Deixe de lado e aqueça um fio de azeite em uma frigideira com a pimenta fresca cortada ao meio 9 e ramos de tomilho.

Adicione as inflorescências de brócolis 10 e salteie em fogo médio por cerca de 5 minutos, depois abaixe o fogo, adicione sal e continue cozinhando por mais 5 minutos, adicionando um pouco de água quente, se necessário 11. Uma vez prontas, reserve 12.

Descasque e pique o echalote. Coloque o echalote picado em uma panela com um fio de azeite quente 13, adicione sal 14 e deixe refogar em fogo baixo por cerca de dez minutos; deve ficar translúcido 15.

Retire o echalote da panela, limpe o fundo e aqueça mais um fio de azeite. Adicione o arroz 16 e toste-o, mexendo sempre 17, até que os grãos fiquem muito quentes ao toque. Neste ponto, adicione sal e o echalote refogado 18.

Despeje o vinho branco 19 e deixe evaporar completamente, então cozinhe o arroz, adicionando uma concha de caldo de legumes quente de cada vez 20, sempre esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais 21.

Quando o risoto estiver pronto, retire a panela do fogo e misture com a manteiga fria 22 e o pecorino ralado 23. Mexa bem para combinar 24.

Emprate o risoto completando com o creme de brócolis 25 e as inflorescências. Finalmente, aromatize com casca de limão 26 e pimenta em pó. Seu risoto com brócolis e pecorino está pronto para ser servido 27!

Conservação

É preferível consumir o risoto com brócolis e pecorino na hora, caso contrário, pode ser guardado na geladeira coberto com filme plástico por no máximo um dia.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Se preferir, pode omitir a pimenta e enfeitar o risoto com brócolis e pecorino com algumas folhas de tomilho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.